A EasyJet anunciou que vai começar a voar para os Açores no final de Março de 2015, fazendo a ponte aérea entre Lisboa e Ponta Delgada. A Ryanair vai também começar a fazer a ligação aérea, a partir de Abril, entre Ponta Delgada, Lisboa, Porto e Londres. A Transavia e a Biter Canárias também já mostraram interesse.

Na sequência de uma reunião com o secretário regional do Turismo e Transportes, o director comercial da EasyJet em Portugal, José Lopes, afirmou que “finalmente temos todas as garantias de que necessitávamos para podermos anunciar a abertura da rota Lisboa/Ponta Delgada, que vai ser facto real a partir de final de Março do próximo ano”.

José Lopes adiantou que a EasyJet vai começar a operação com quatro voos semanais, utilizando um Airbus 320, com capacidade para 180 lugares, e remeteu para a próxima semana a divulgação dos preços do bilhete que a companhia pretende praticar. Ainda assim, revelou que esta operação decorre no âmbito do novo modelo de ligações aéreas para os Açores, que entrará em vigor em 2015, e que garante que os residentes no arquipélago pagarão, no máximo, 134 euros pelas viagens ao continente e, caso a companhia aérea lhes cobre mais do que esse valor, serão posteriormente reembolsados da diferença pela Administração Central.

Refira-se que foi ainda divulgado que a EasyJet já se encontra a trabalhar no sentido de vir a ter um voo diário para o arquipélago a partir do Inverno de 2015 e eventualmente abrir a rota do Porto, Terceira e destinos europeus.

Agora é a vez da Ryanair anunciar que vai também começar a fazer a ligação aérea entre Ponta Delgada, Lisboa, Porto e Londres,  a partir do dia 1 de Abril de 2015, perfazendo um total de 20 voos semanais. O director comercial desta companhia low-cost, David O´Brien, divulgou que até ao dia 8 de Dezembro serão comercializados bilhetes promocionais entre Ponta Delgada, Lisboa e Porto e entre Ponta Delgada/Londres, sendo que as viagens terão de ocorrer entre Abril, Maio e Junho do próximo ano.

"A Ryanair congratula-se pela decisão do Governo em abrir o mercado açoriano à competição, o que irá beneficiar os residentes, turistas e consumidores. As nossas três novas rotas para os Açores com voos diários e bons horários são ideais para clientes em negócios, residentes nas ilhas e famílias que planeiam as suas férias de verão de 2015 a baixo custo", afirmou David O´Brien, admitindo que a empresa está a estudar a abertura de rotas também para a ilha Terceira.

Recorde-se que no mês de Outubro, o Instituto Nacional da Aviação Civil (INAC) informou todas as companhias aéreas de que o Governo pretendia liberalizar, com efeitos operacionais no Verão IATA 2015, o transporte aéreo entre a ilha Terceira e o território continental, bem como entre Ponta Delgada (Aeroporto João Paulo II) e o território continental, ou seja, as rotas Lisboa/Ponta Delgada/Lisboa, Lisboa/Terceira/Lisboa, Porto/Ponta Delgada/Porto e Porto/Terceira/Porto. No entanto, as ligações entre o continente e as ilhas de São Miguel e Terceira só serão liberalizadas no decorrer de 2015, ao abrigo do acordo assinado entre o Governo Regional e o do República.

O Governo da República e o Governo Regional dos Açores pretendem ainda aplicar um mecanismo de auxílio social à mobilidade, a definir em diploma próprio, sendo tal auxílio passível de ser atribuído aos residentes na Região Autónoma dos Açores e aos estudantes, em benefício do superior interesse dos cidadãos insulares, mecanismo que assenta nos princípios de coesão social e territorial.

Além da EasyJet e da Ryanair, a Transavia e a Biter Canárias manifestaram também a intenção de voar para os Açores.