A capital aumentou o seu número de transporte de passageiros o que lhe permitiu, segundo o Eurostat, ocupar os lugares cimeiros dos aeroportos da União Europeia. Em queda estiveram os aeroportos de Madrid e Atenas.
Segundo os dados do Eurostat, o Aeroporto Nacional de Lisboa encontra-se entre os dez espaços que mais cresceram em termos do número de transporte de passageiros. No rancking dos 30 maiores aeroportos da União Europeia, em termos do número de passageiros recebidos, Lisboa ocupa o sétimo lugar, já que pela capital, em 2013, passaram mais de 4,6% de passageiros.
No topo desta lista está o aeroporto de Chopina, em Varsóvia, que registou o maior crescimento (11,3%), seguindo-se o de Berlim/Tegel (7,9%), Edimburgo (6,3%), Dublin (5%), Manchester (5,2%) e Estocolmo/Aranda (5%). Em termos totais, o lugar cimeiro foi ocupado pelo aeroporto de Heathrow, em Londres, que movimentou um total de mais de 723 milhões passageiros.
O aeroporto que sofreu a maior quebra foi o de Barajas, em Madrid, já que perdeu 12,1% dos passageiros registados em 2012. Segue-se o aeroporto de Atenas que perdeu 3,1% dos seus passageiros.
Foto: Anabela Loureiro