A Palminvest, empresa de promoção e gestão hoteleira, vai inaugurar no próximo dia 16 de Dezembro o Hotel Holiday In Express Lisboa. Trata-se de um imóvel do princípio do século XX cujo projecto de recuperação a cargo do arquitecto Miguel Saraiva, tendo o professor João Appleton assessorado a restauração de escada da autoria de um discípulo de Gustave Eiffel.
O Hotel Holiday In Express Lisboa está situado num edifício do início do século XX, implantado na Zona Especial de Protecção Conjunta dos Imóveis da Avenida da Liberdade. O projecto de recuperação esteve a cargo do arquitecto Miguel Saraiva, da Miguel Saraiva & Associados.
Este projecto teve também a participação do professor João Appleton, cuja missão foi assessorar na restauração da escada em caracol, de ferro e aço fundido, que se encontra no pátio interior do hotel, da autoria de um discípulo de Gustave Eiffel. A escada metálica foi considerada pela actual Direcção Geral do Património Cultural, como sendo um elemento de valor patrimonial marcante do edifício, prevendo-se desde o início do projecto a sua reabilitação, embora com um reposicionamento das estruturas através de uma rotação da escada em caracol e respectivos passadiços.
A decoração de interiores esteve a cargo de Vasco Aragão.
Segundo Eurico Almeida, administrador da Palminvest, “estamos neste edifício porque a reabilitação de edifícios antigos é hoje muito importante seja pela preservação de valores culturais; pela protecção ambiental ou pelas vantagens económicas. O nosso objectivo continua a ser contribuir de forma relevante para as exportações e prosperidade económica de uma das principais indústrias nacionais - o Turismo, assim como o reforço da qualidade da reabilitação urbana na cidade e dos produtos turísticos do nosso País”.
Depois dos Holiday In Express de Lisboa Aeroporto; Porto Exponor e Lisboa Alfragide, este é o quarto hotel da empresa que, em associação à IHG, o maior grupo hoteleiro do mundo em número de quartos, tem desenvolvido a marca Holiday Inn Express em Portugal. Em todo mundo existem 2.317 hotéis sob esta marca, com um total de 223,023 quartos e 511 hotéis em projecto. Holiday Inn Express é uma das marcas de maior crescimento, com uma média de duas aberturas por semana
Refira-se que a Palminvest é uma empresa portuguesa de investimento imobiliário turístico e de gestão hoteleira, fundada em 2006, que desenvolve hotéis da marca Holiday Inn Express. Em Outubro de 2006 celebrou um Multi Development Agreement com o grupo Intercontinental, para o desenvolvimento de uma rede de hotéis da marca, em Portugal e na Galiza. A Palminvest cria hotéis inspirados numa cultura de Good-Value-For-Money e accionistas. A empresa procura diferenciar-se pela sua filosofia de sentido prático, oferecendo o prazer de dormir, com um bom duche e um pequeno-almoço, essencial para o bem-estar ao longo do dia.
Já o InterContinental Hotels Group PLC (IHG) do Reino Unido é a cadeia hoteleira com maior número de quartos, a nível mundial. IHG dispõe actualmente de mais de 4.760 hotéis e mais de 697.000 quartos, em cerca de 100 países em todo o mundo. IHG conta com um portfólio de marcas como InterContinental Hotels & Resorts, Crowne Plaza Hotels & Resorts, Holiday Inn Hotels & Resorts Holiday Inn Express, Staybridge Suites, Candlewood Suites e Hotel Indigo(tm). Gere também o maior programa de fidelização hoteleiro, com 82 milhões de membros em todo o mundo, designado IHG Rewards Club. O portfólio da IHG em Portugal, actualizado em Dezembro de 2014, conta com 13 hotéis.