O turismo vai ter um grande desafio em 2015: Combater a sazonalidade. Quem o afirma é o Governo e o Turismo de Portugal que vão chamar todos os players deste sector a dar o seu contributo para alcançar e superar esta meta.
O secretário de Estado do Turismo afirmou que tem pela frente o “desafio da sazonalidade”, assim como o “desafio da afirmação do turismo como uma área da economia cheia de oportunidades para lá da hotelaria e da restauração” e ainda “afirmar o turismo como uma área por excelência para o empreendedorismo jovem e para o lançamento de novos negócios”. Adolfo Mesquita Nunes quer conquistar estas metas já em 2015.
O combate à sazonalidade é um objectivo partilhado pelo presidente do Turismo de Portugal, João Cotrim de Figueiredo, reconhecendo, no entanto, que é igualmente um “desafio mais difícil”.
Relativamente à evolução do sector e tendo em conta que 2013 e 2014 foram anos recordes em termos turísticos, Adolfo Mesquita Nunes cita a Organização Mundial do Turismo e avança que “o crescimento de Portugal é um caso de sucesso e de crescimento sustentável”, mas para que isso seja concretizado “teremos de trabalhar para continuar a crescer mais do que os nossos concorrentes”, pois só assim, “estaremos a ganhar quota de mercado”.
João Cotrim de Figueiredo apresenta-se mais cauteloso em relação ao próximo ano, lembrando que embora a “tendência europeia seja positiva nesta altura, há sombras económicas sobre a Europa” e isso não permite dizer que é “garantido um aumento da procura turística europeia” e da qual Portugal depende em cerca de 84%. Ainda assim mostra-se confiante, já que “Portugal continua com uma oferta turística muito boa, cada vez mais enriquecida com novos projectos e novas ideias”.
Foto: Anabela Loureiro