Com o conceito de ‘boutique resort’ vai ser construído em Vila de Rei, junto à Albufeira de Castelo do Bode, a Herdade Foz da Represa. Este empreendimento turístico representa um investimento de um milhão de euros e deverá estar concretizado em 2015.

Este projecto encontrava-se a aguardar há um ano pela licença, uma vez que se localiza numa zona que, segundo o Plano de Ordenamento da Albufeira de Castelo de Bode (POACB), não contempla construção. Agora conseguiu a aprovação em Conselho de Ministros através de um pedido do município de Vila de Rei para a suspensão parcial do POACB, na área turística entre Macieira e Cabecinha.

O facto de este empreendimento estar vocacionado para o turismo ambiental e de se ir proceder à reconstrução e alteração das ruínas existentes no local foi determinante para receber “luz verde” por parte das autoridades competentes.

O projecto passa pela instalação de infra-estruturas turísticas na Foz da Represa, Cabecinha, pela mão dos empresários Raymond Klomp e Nellson Soares.

O novo espaço turístico terá o conceito de ‘boutique resort’e vai ser construído em pré-fabricado de origem holandesa pelo que rapidamente será construído e estará pronto no final de 2015. Uma vez finalizado, contará com 10 bungalows, um welness center com biopiscina, sauna, banho turco, zona de massagens e jacuzzi e um pátio exterior para a organização de casamentos e outros eventos da mesma dimensão. Terá ainda um Wine Bar para provas de vinhos portugueses e um ponto de venda de produtos locais. O projecto pretende igualmente ser vocacionado para actividades náuticas (canoagem e mergulho) e desportos ao ar livre (BTT, trekking e pedestrianismo). 

Segundo a autarquia de Vila de Rei, “esta nova infra-estrutura irá conseguir assim propor a turistas e visitantes um vasto conjunto de experiências inovadoras, capazes de atrair públicos específicos extremamente diversificados, aliando o turismo ao património natural, aos recursos endógenos do território, aos sabores e saberes dos produtos locais e, por conseguinte, promoverá o desenvolvimento sustentável da economia local e conferirá uma imagem distintiva ao território onde se insere”.

O presidente da autarquia Ricardo Aires, refere que “o nosso Concelho dispõe de um potencial turístico enorme no que diz respeito ao aproveitamento e potencialização da barragem de Castelo de Bode. A instalação deste empreendimento turístico vai permitir que os nossos milhares de visitantes possam usufruir de um espaço que se prevê de excelência, a nível de alojamento e de promoção turística”.

Foto: Câmara Municipal Vila de Rei