A Assembleia Intermunicipal da Comunidade da Região de Leiria revelou que o Turismo de Portugal financiou uma publicação dedicada ao sector sem referência aos concelhos da região Centro. Por esse motivo, repudiou a “discriminação” de que foi alvo por parte desta entidade.

Na moção aprovada em assembleia, pode ler-se que que a Entidade do Turismo do Centro já apresentou o seu protesto por não constar qualquer referência aos cerca de 100 concelhos da região centro no suplemento “Portugal: A Monocle Travel Guide”, de uma prestigiada revista internacional, paga pelo Turismo de Portugal.

Por esse motivo, “repudia a discriminação negativa da região de Leiria pelo Turismo de Portugal e solidariza-se com a posição da Entidade Regional de Turismo do Centro”. O mesmo documento, que deverá ser remetido ao primeiro-ministro, ministro da Economia e grupos parlamentares, exige ainda “a reparação da situação”, instando “o Governo a promover no exterior a região de Leiria em todas as suas potencialidades turísticas”.

Esta e uma região que reúne 100 municípios e as sete sub-regiões de Castelo Branco, Coimbra, Leiria/Fátima/Tomar, Oeste, Ria de Aveiro, Serra da Estrela e Viseu/Dão Lafões, o que, “só por si, justificam plenamente (e pelo menos) um tratamento igualitário às restantes regiões de turismo, aí retratadas”.

O presidente do Turismo de Portugal, João Cotrim de Figueiredo, por seu lado, negou responsabilidades do instituto no conteúdo editorial do suplemento mas admite vir a discordar da opção da revista em termos do conteúdo, o que, segundo o presidente, já aconteceu anteriormente.