A HomeAway, empresa destinada ao arrendamento de alojamentos para férias online, revela que as regiões da grande Lisboa e o Alentejo são as que constatam uma maior procura (+70%) para a celebração do fim-de-ano por parte dos portugueses. A região Centro, Norte e o Algarve compõem o top cinco das regiões eleitas para receber 2015.

A região da grande Lisboa é a favorita para a passagem de ano dos turistas estrangeiros, que optam por uma estada média de cinco dias. O portal registou um aumento de reservas por parte de espanhóis (+102%), franceses (+84%), italianos (+60%) e alemães (+23%), para esta localidade. Duas outras regiões sobressaem no topo das preferências de quem nos visita: o Algarve é a segunda região mais procurada por alemães e a região Norte a segunda mais escolhida por espanhóis.

Embora a maioria dos turistas nacionais esteja a ponderar ficar em Portugal, passar a passagem de ano fora do País também faz parte dos planos dos portugueses. 62% dos portugueses que realizaram reservas através do site HomeAway escolheram o destino Portugal para alugar um alojamento.

Os portugueses que optam por viajar para o estrangeiro estão a escolher países como a Holanda (+226%), Espanha (+190%), França (+148%) e Brasil (+ 137%). Este último está a revelar ser o destino trendy deste ano, uma vez que os pedidos de reserva para o país do samba, mais que duplicaram. Depois da organização do Campeonato do Mundo de Futebol 2014, esta é a altura do ano ideal para visitar o Brasil.

O mesmo estudo indica que quem mais procura o destino Portugal, como local de eleição para a passagem de ano são os espanhóis (+70%), italianos (+54%) e franceses (+43%).

Segundo Sofia Dias, responsável de comunicação da HomeAway para Portugal, afirma que “as localidades que registam uma maior procura de alojamentos para a passagem de ano situam-se próximas do local de residência dos turistas nacionais, de forma a reduzir custos e aproveitar os preços de estada mais acessíveis quando localizados a uma hora de distância de Lisboa ou Porto. No entanto a tipologia do alojamento também influencia as tarifas de alojamento. Por exemplo, na zona de Belém, um apartamento duplex, com vista mar, terraço e piscina privativa ou um loft no Bairro Alto, têm preços por noite que rondam os 150 e 200 euros, com capacidade para seis pessoas”.

Relativamente à duração da estada, o portal HomeAway constatou uma tendência de prolongamento por mais um dia. Os destinos mais longínquos beneficiam de mais dias de estada, os mais perto de casa, a permanência tende a diminuir.

Foto: Anabela Loureiro