A propósito da Feira Internacional de Turismo de Madrid (FITUR), o administrador do Turismo de Portugal (TP), Luís Matoso, revelou que existe uma nova geração de espanhóis que está a descobrir Portugal. Nas suas motivações estão, sobretudo, os festivais de música e o surf.

“Hoje, depois de anos de costas voltadas, acho que os espanhóis estão a descobrir Portugal e é bom que um povo que viaja muito dentro do seu país entenda que pode vir a um país ao lado”, afirmou o administrador do TP.

Refira-se que até Novembro de 2014, Portugal registou 1,353 milhões de hóspedes espanhóis, ou seja, um em cada seis de todos os estrangeiros que visitaram Portugal. Por isso, Luís Matoso diz que, uma vez, que “os espanhóis vão passar férias ao mesmo sítio, a Marbella ou à Andaluzia, vinte vezes seguidas, por um pouco mais vão a um país novo e diferente.

“Os números dizem que os festivais musicais têm uma adesão enorme do público espanhol e isso mostra que uma área em que Portugal não tinha competência há uns anos agora é reconhecida”, revelou. Como esclareceu, os turistas espanhóis “dão mais atenção aos festivais e ao surf, hoje em dia, do que, se calhar, davam ao fado, há uns anos”.

Luís Matoso lembrou ainda que as novas ligações aéreas e a melhoria nas acessibilidades permitiu melhorar também o aumento do fluxo de turistas espanhóis, mas, ainda assim, Portugal terá de retirar mais proveito da região espanhola da Catalunha.

A FITUR, que vai decorrer de 28 de Janeiro a 1 de Fevereiro, no espaço feirístico da Ifema, em Madrid, e considerada uma das maiores feiras europeias de turismo, vai contar com um stand português e com a presença do ministro da Economia, António Pires de Lima, e do secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes.

Foto: Turismo de Lisboa / www.visitlisboa.com