O Algarve registou cerca de 16,4 milhões de dormidas em 2014, traduzindo-se no melhor ano “de sempre” da região. Mas a Região de Turismo do Algarve (RTA) adverte que o Governo não pode “dormir” sobre estes números.
A RTA revelou que o número de dormidas na região cresceu de forma ininterrupta desde 2009, ano em que se registaram 12,9 milhões de dormidas. O período entre 2009 e 2014 foi o mais longo em termos de crescimento (em 2013 o número de dormidas foi de 14,7 milhões).
O têm contribuído os turistas britânicos (5,1 milhões), seguidos dos alemães (1,5 milhões) e dos holandeses (1,3 milhões). Para se ter uma noção, só no mês de Agosto de 2014 o Algarve registou três milhões de dormidas, um número considerado “recorde”, além de ter ultrapassado um milhão de voltas de golfe no mês de Novembro. Também pela primeira vez, em 2014, o aeroporto de Faro movimentou mais de seis milhões de passageiros.
O presidente da RTA, Desidério Silva, vaticinou para 2015 a manutenção deste crescimento, mas advertiu que o Governo não pode “dormir” sobre estes números, caso contrário o Algarve poderá perder competitividade em relação a outras regiões e países.
Desidério Silva avançou ainda que a RTA vai tentar captar fundos comunitários para a promoção do destino, contando para o efeito com o apoio do Turismo de Portugal e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, embora esta possibilidade esteja ainda a ser discutida com as respectivas entidades. Como explica: “Queremos reforçar a marca Algarve enquanto destino turístico e isso só se faz com os meios necessários”.
Foto: Turismo do Algarve