O presidente do Turismo de Portugal, João Cotrim de Figueiredo, afirmou que as reservas de turistas chineses para Portugal aumentaram no mês de Fevereiro de 2015 mais de 50% em relação ao período homólogo de 2014.
João Cotrim de Figueiredo explicou à Lusa que “os dados disponíveis não são definitivos”, ainda assim, o resultado da consulta “aponta para que o destino Portugal possa estar a beneficiar da procura realizada pelos turistas chineses”.
Na base desta realidade está o aumento que foi apurado após “uma consulta às companhias aéreas” acerca do movimento por ocasião do ano novo chinês que se inicia no próximo dia 19, sob o signo da cabra. Recorde-se que a passagem do ano lunar é a principal festa da China, correspondendo também ao período das maiores férias dos chineses.
Refira-se também que, no mês passado, a televisão chinesa difundiu uma reportagem intitulada: “Com a subida do yuan face ao euro, é hora de visitar a Europa”, pelo que o representante do Turismo de Portugal comentou que “é expectável que a taxa de câmbio estimule o consumo dos turistas chineses aquando da sua visita a Portugal”.
Os números revelados mostram que, nos primeiros oito meses de 2014, a receita gerada em Portugal pelos turistas chineses ascendeu a 33,5 milhões de euros, mais de o dobro do valor registado em igual período do ano anterior. Já o número de turistas chineses que visitaram Portugal no primeiro semestre de 2014 aumentou 69% para 55.400.
Foto: Anabela Loureiro