A amDOURO, uma das empresas de cruzeiros que opera no Douro, vai passar a explorar também passeios turísticos na Ria de Aveiro, entre as cidades de Ovar e Aveiro. A autarquia já autorizou a fixação do posto de atracação no Canal das Pirâmides.
A amDOURO, Organização de Viagens Marítimo-Turísticas, Lda., apresentou à Câmara Municipal de Aveiro (CMA) um projecto de desenvolvimento de passeios pela Ria de Aveiro para operar nos municípios de Aveiro, Murtosa e Ovar. A CMA deliberou agora a autorização para a instalação da estrutura de atracação de embarcações.
Esta deliberação vem permitir a fixação do posto para a atracação dos barcos na cidade de Aveiro no Canal das Pirâmides e autoriza também a emissão da licença de utilização de recursos hídricos, nos termos do Regulamento dos Canais Urbanos da Ria de Aveiro (RCURA), com validade até ao dia 31 de Dezembro de 2015. Findo este prazo, a autarquia de Aveiro reserva-se no direito de exercer a reversão para o domínio municipal da infra-estrutura instalada.
A deliberação é o culminar de um longo processo iniciado em 2011, em que a autarquia e a empresa mantiveram negociações para definir as condições de instalação da infra-estrutura de atracação para embarcações.