O presidente da Associação de Turismo em Espaço Rural (TER) nos Açores acredita que todas as ilhas do arquipélago vão beneficiar com a operação das companhias aéreas low cost para S. Miguel.

Gilberto Vieira, em declarações à Lusa, afirmou que “quando tiver muito movimento na ilha de S. Miguel, o cliente do turismo rural vai procurar ilhas mais sossegadas e tranquilas. As unidades de turismo rural (das restantes ilhas) vão acabar por beneficiar”. Ainda assim, salientou que, primeiro, terá que terminar esta primeira “fase de ajustamento”.

Os associados de S. Miguel, segundo Gilberto Vieira, “têm notado efectivamente algum impacto” ao nível das reservas na sequência da liberalização do espaço aéreo, a 29 de Março, embora não haja para já dados estatísticos”. No entanto, o presidente considerou que é “natural”, que “nem todas as ilhas estejam nesta primeira fase a ter um 'boom'”.

A Associação de Turismo em Espaço Rural nos Açores conta com 60 sócios, dispersos por oito ilhas, e apenas o Corvo não possui unidades TER. No entanto, Gilberto Vieira avançou que estão a ser empreendidos esforços para criar nesta ilha unidades de alojamento rural, para tal muito vai contribuir o projecto do ecomuseu, as características da ilha do Corvo e o aumento do número de turistas associado à observação de aves.