Desenvolvidas e guiadas por especialistas de diversas áreas do conhecimento, o projecto, iniciado em 2015, da Pinto Lopes Viagens já foi abraçado por sete profissionais. A arquitecta Ana Maio é uma entre sete especialistas a participar no projecto das ‘Viagens com Arte e História’ que vai passar pelo Porto e Barcelona.

Segundo a Pinto Lopes Viagens o seu conceito “traduz-se numa nova forma de viajar porque inclui a sabedoria de especialistas, num percurso adaptado e pensado pelos próprios, com percursos específicos com entradas a locais encerrados ao público em geral porque até se pode conhecer o destino e ter viajado para lá várias vezes, mas escolhe-se esta viagem pelo especialista e área, pela partilha, uma experiência sem paralelo na forma de viajar e de olhar o mundo. Dedicadas a um tema específico, estas viagens acompanhadas por especialistas, tornam-se experiências únicas e eruditas”.

Perante esta nova abordagem de viajar, perguntamos à arquitecta Ana Maio o que a levou a abraçar este projecto e o que podem os visitantes esperar da sua visita guiada.

Antes de mais, para Ana Maio, “a Pinto Lopes Viagens, é uma empresa de prestígio, credível e com um forte nome já implementado no mercado”, daí ter aderido a este projecto. Além disso, como explica: “O público e o leque de clientes de elevado grau cultural e a possibilidade de introduzir uma nova abordagem ao conceito de ‘viagem’, enquanto forma de aprendizagem e de introdução à Arquitectura, torna aliciante a participação neste projecto”.

Refira-se que a Pinto Lopes Viagens apresenta uma nova forma de conhecer um determinado local com base na sua Arte e História mas partindo de um ponto de vista mais especializado que, no presente caso, é o da Arquitectura. Ana Maio salienta que “as viagens de Arquitectura fazem parte da formação do arquitecto” e a “possibilidade de partilhar com outros públicos desse know-how, pode resultar de uma troca de saberes extremamente enriquecedora”.

Ao longo dos últimos seis anos, período em que pertenceu à Ordem dos Arquitectos da Secção Regional Norte, enquanto corresponsável pelo Pelouro da Cultura e Comunicação, Ana Maio promoveu uma série de iniciativas no âmbito do turismo arquitectónico. Destes eventos, destaca-se os mapas/roteiros de arquitectura (realizados em parceria com a Câmara Municipal do Porto) e visitas guiadas, de vários arquitectos que contribuíram para o desenho da cidade (Siza Vieira, Souto Moura, Marques da Silva, e Arménio Losa/Cassiano Barbosa). Por isso, a arquitecta considera que “cada um dos destinos que apresento são, além de cidades que conheço bem, definidos por um traçado pessoal e profissional, através da percepção de uma arquitecta de cada uma das cidades”.

Uma das visitas que vai organizar é a Barcelona, Espanha, no dia 20 de Junho. “Barcelona é uma cidade incontornável em inúmeros aspectos”, defende. “A minha abordagem será com base na partilha da descoberta desta cidade enquanto habitante e jovem arquitecta”, sendo que “esta viagem cruza, uma percepção a partir da vivência enquanto estrangeira, mas também como habitante e arquitecta e de uma eterna paixão e deslumbramento, que a cidade produz a quem a visita”, explica.

No dia 19 de Setembro é a vez da visita à cidade do Porto. “O percurso pelo Porto cruza várias épocas e temáticas”, pelo que esclarece que “pretende ser uma visita à cidade do Porto, às transformações urbanas ao longo dos séculos, à influência inglesa na cidade, ao território do comércio do Vinho do Porto, à influência do Clero, às transformações do Porto 2001, a regeneração urbana produzida pelo metro do Porto, até a um conjunto de obras de Arquitectura de referência mundial”.

Para a arquitecta Ana Maio “cada viagem é única, mesmo repetida! Há sempre novas experiências, o nosso olhar e percepção muda com o tempo! Através da partilha, permitimos proporcionar aos outros o nosso ponto de vista como especialistas, mas indiscutivelmente um olhar muito pessoal”.

Foto: Anabela Loureiro