A HomeAway, empresa dedicada ao arrendamento de alojamentos para férias online, acaba de divulgar um estudo europeu sobre o comportamento e percepções dos donos de cães e gatos quando se trata de ir de férias. O mesmo revela que os donos de animais mais dedicados na Europa encontram-se em Espanha e Portugal.
Os portugueses são os que mais consideram os animais como parte da família (59%), seguidos de perto pelos espanhóis (56%). Surpreendente é o facto do Reino Unido, conhecido como o país dos admiradores de animais de estimação, ficar atrás do resto da Europa com apenas 21% a afirmar considerar os animais como parte da família.
Neste estudo, 37% dos portugueses donos de animais afirmaram que escolhem o destino de férias com base no facto de poder ou não levar os animais consigo. A reduzida oferta de alojamentos que autorizem a permanência de animais, é vista pelos donos de animais portugueses (61%) como o maior impedimento para umas férias completas, com “toda a família” reunida.
Passar férias com os animais de estimação é, segundo a HomeAway, uma tendência em crescimento: um em cada quatro donos de cães e gatos (26%) na Europa, escolhe o local de férias na condição de poder levar os animais de estimação. O inquérito realizado a 3.002 donos de animais na Alemanha, Espanha, França, Itália, Portugal e Reino Unido revelou também que um em cada cinco inquiridos refere que é hoje mais fácil que nunca fazer férias com os animais de estimação. Boas notícias para 42% dos inquiridos que consideram os animais parte integrante da família.
Contudo, o estudo enumera alguns obstáculos para quem decide levar os animais de férias, nomeadamente encontrar alojamentos que aceitem animais: é a principal barreira para quase metade dos donos de cães e gatos (48%). Questões logísticas como período de quarentena (33%) para quem viaja para fora e custos proibitivos das viagens com animais (25%) são outras duas das razões mais referidas.
Sofia Dias, responsável de comunicação da HomeAway para Portugal, refere que “constatamos que cada vez mais pessoas consideram os animais de estimação como parte integrante da família e por conseguinte, é normal que queiram viajar na sua companhia. À medida que esta tendência se torna mais comum, é importante existirem cada vez mais opções de alojamentos de férias que aceitem receber animais. Estamos orgulhosos por cerca de 270.000 alojamentos HomeAway aceitarem animais, e estamos constantemente a procurar aumentar este número porque o nosso objectivo é juntar toda a família durante as férias, no sentido mais lato da palavra, para assim terem recordações únicas para a vida”.
Foto: Servidor web da Turismo do Alentejo ERT e da Agência Regional de Promoção Turística do "www.visitalentejo.pt