As Festas de Lisboa deste ano começam na Torre de Belém com uma viagem pelos últimos “Quinhentos” anos da História de Portugal e do Mundo. Um espectáculo de teatro, música e projecções multimédia a não perder. 

O rio Tejo, ao cen­tro a Torre de Belém, envolta por água e mag­ní­fi­cos jar­dins, é o cená­rio vivo da noite de aber­tura das Fes­tas de Lisboa’15. “Qui­nhen­tos” apre­senta cinco sécu­los da His­tó­ria de Por­tu­gal e do Mundo revi­si­tada à escala da Torre de Belém. Trata-se de um espec­tá­culo trans­dis­ci­pli­nar de tea­tro e música, com uma pai­sa­gem natu­ral e pro­jec­ções multimédia.

A com­pa­nhia fran­cesa Ilo­to­pie, que desde 1979 cria inter­ven­ções artís­ti­cas para espa­ços públi­cos é reco­nhe­cida por ins­pi­rar uto­pias, apresenta-se com uma com­po­si­ção de 13 acto­res, recri­ando, num espec­tá­culo den­tro de água, uma his­tó­ria fic­ci­o­nada da aven­tura por­tu­guesa, desde que se lan­çou à des­co­berta do mundo, no século XV, até aos dias de hoje, pas­sando por momen­tos his­tó­ri­cos como a Res­tau­ra­ção da Inde­pen­dên­cia, o Ter­ra­moto de 1755, a Revo­lu­ção Indus­trial, o Estado Novo e a Revo­lu­ção de Abril de 1974.

O ambi­ente sonoro desta via­gem é ins­pi­rado nos qua­tro can­tos do mundo, e cri­ado por deze­nas de músi­cos que, em con­junto, nos apre­sen­tam sono­ri­da­des ori­gi­nais e com­po­si­ções úni­cas, inter­pre­ta­das pela impo­nente Banda da Armada, os ori­gi­nais Beat­bom­bers (Ste­re­os­sauro & DJ Ride) – a pri­meira vez, em Por­tu­gal, que DJs actuam e inte­ra­gem com uma banda mili­tar – e as vozes do Coro Infanto-juvenil da Uni­ver­si­dade de Lisboa.

Segundo o diretor de programação da EGEAC, Pedro Moreira, as Festas de Lisboa de 2015 contam com um orçamento de “cerca de um milhão de euros”, contribuindo, no mês de Junho, para um aumento de 12% na ocupação hoteleira da cidade.

O programa desta edição das Festas de Lisboa conta com várias iniciativas por toda a cidade, entre 30 de Maio e 4 de Julho de 2015.