As Festas de Lisboa deste ano começam na Torre de Belém com uma viagem pelos últimos “Quinhentos” anos da História de Portugal e do Mundo. Um espectáculo de teatro, música e projecções multimédia a não perder.
O rio Tejo, ao centro a Torre de Belém, envolta por água e magníficos jardins, é o cenário vivo da noite de abertura das Festas de Lisboa’15. “Quinhentos” apresenta cinco séculos da História de Portugal e do Mundo revisitada à escala da Torre de Belém. Trata-se de um espectáculo transdisciplinar de teatro e música, com uma paisagem natural e projecções multimédia.
A companhia francesa Ilotopie, que desde 1979 cria intervenções artísticas para espaços públicos é reconhecida por inspirar utopias, apresenta-se com uma composição de 13 actores, recriando, num espectáculo dentro de água, uma história ficcionada da aventura portuguesa, desde que se lançou à descoberta do mundo, no século XV, até aos dias de hoje, passando por momentos históricos como a Restauração da Independência, o Terramoto de 1755, a Revolução Industrial, o Estado Novo e a Revolução de Abril de 1974.
O ambiente sonoro desta viagem é inspirado nos quatro cantos do mundo, e criado por dezenas de músicos que, em conjunto, nos apresentam sonoridades originais e composições únicas, interpretadas pela imponente Banda da Armada, os originais Beatbombers (Stereossauro & DJ Ride) – a primeira vez, em Portugal, que DJs actuam e interagem com uma banda militar – e as vozes do Coro Infanto-juvenil da Universidade de Lisboa.
Segundo o diretor de programação da EGEAC, Pedro Moreira, as Festas de Lisboa de 2015 contam com um orçamento de “cerca de um milhão de euros”, contribuindo, no mês de Junho, para um aumento de 12% na ocupação hoteleira da cidade.
O programa desta edição das Festas de Lisboa conta com várias iniciativas por toda a cidade, entre 30 de Maio e 4 de Julho de 2015.