O Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) revelou que a taxa de ocupação das unidades hoteleiras de quatro e cinco estrelas da Invicta já se encontram a 80% para a noite de São João e alguns já estão lotados. O orçamento da programação para 2015 é de 300 mil euros.
Segundo o TPNP, a percentagem de estrangeiros é superior à de nacionais, “com os espanhóis na liderança, logo seguidos dos ingleses”. O presidente desta entidade regional de turismo comentou que “o São João é uma das romarias mais comemoradas no Norte e tem assumido, nos últimos anos, uma importância crescente na oferta turística que a região disponibiliza a quem nos visita”.
Melchior Moreira explicou que as festas de São João, “em articulação com as entidades públicas e privadas, fazem parte da aposta de promoção do território, assente, acima de tudo, numa proposta integrada das festas de S. João”. Lembrando também que “embora a data se celebre de 23 para 24 de Junho, as cidades começam muito antes a viver” os festejos de São João, além de que o visitante tem a oportunidade de “conhecer o São João do Porto, de Vila Nova de Gaia, de Braga e o de Vila do Conde, permitindo aumentar o tempo de permanência na região, o que se reflecte, desde logo, num maior dinamismo económico e numa maior projecção do Porto e Norte dentro e fora de portas”.
O programa do São João começou a 23 de Maio e estende-se até 4 de Julho com cerca de 200 iniciativas promovidas pela Câmara Municipal do Porto (CMP) em parceria com a empresa municipal Porto Lazer. O orçamento da programação para 2015 ascende a 300 mil euros, sendo superior em 20% ao de 2014, no entanto, o presidente da autarquia portuense, Rui Moreira, afirmou que este valor é suportado pelos patrocinadores.