A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves vai levar a cabo o três sessões sobre Turismo Ornitológico em diferentes freguesias do arquipélago da Madeira. O objectivo é sensibilizar e promover este tipo de turismo nestes municípios.
O primeiro evento vai decorrer no dia 8 de Julho, na sala da Assembleia Municipal do Funchal. No mesmo dia decorre também um evento semelhante no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Vicente. E no dia 10 de Julho, é a vez da Sala de Exposições Temporárias do Solar do Ribeirinho, em Machico, receber este workshop.
Segundo a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, entidade organizadora destes eventos, os workshops pretendem “dar a conhecer e sensibilizar para a temática, bem como definir estratégias de acção para potenciar o turismo ornitológico em cada município, com base na identificação de necessidades e discussão de possíveis medidas, contando com a participação dos agentes locais e de turismo envolvidos”.
Esta iniciativa surge no âmbito do projecto MacaroAves. Trata-se de uma entidade que desenvolve várias acções e actividades em nome do valor natural da Macaronésia que, derivado do elevado número de turistas que recebe, tenta compatibilizar o turismo com a conservação da natureza, em especial das aves, promovendo o desenvolvimento rural dos Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde e usando como ferramentas a singularidade dos seus espaços naturais e a sua avifauna.