A Herdade da Urgueira é o novo empreendimento de Turismo em Espaço Rural que vai ser inaugurado no dia 25 de Julho, em Vila Velha de Ródão, no distrito de Castelo Branco. O projecto orçado em 1,5 milhões de euros tem como temática central o azeite.

Em declarações à agência Lusa, Carlos Lourenço, afirmou que “está a ser uma aventura das grandes” e que este projecto é “a concretização de um sonho antigo” que nasceu da vontade da dupla de irmãos, o empresário e a irmã Fátima Lourenço, ambos naturais de Vila Velha de Ródão. Esta propriedade foi adquirida em 1993 mas só em 2010 é que decidiram avançar com este projecto. O mesmo teve um investimento total de 1,5 milhões de euros, parte de capitais próprios e parte de três candidaturas ao programa Leader, e pretende criar numa fase inicial seis novos postos de trabalho.

A Herdade da Urgueira pretende desenvolver o olivoturismo. Para o efeito, Carlos Lourenço refere que instalaram “uma réplica de um lagar de azeite que servirá de mote para o desenvolvimento de um conjunto de iniciativas que visam o aproveitamento turístico deste produto”.

Além disso, este empreendimento turístico rural vai apostar nos produtos da terra e da própria produção de Carlos Lourenço, entre os quais se destaca os ovinos, queijos e azeite, que, aliás, já lhe valeram a conquista de vários prémios a nível nacional. Segundo Carlos Lourenço, “o potencial associado à fileira do azeite é hoje reconhecido por todos os agentes económicos” e, como explica, “apesar da sua exploração tendencialmente agrícola, o azeite tem vindo a estruturar-se em novos segmentos de negócio, dos quais o olivoturismo é uma das faces mais visíveis”.

O complexo turístico da Herdade da Urgueira conta com 620 hectares e disponibiliza uma zona habitacional com sete habitações (três T1, dois T2, um T3 e um T2+1), quatro quartos individuais, uma suite, recepção, um restaurante e piscina.

Em torno da herdade existe uma vasta área reservada ao contacto com a fauna e a flora, onde é possível praticar actividades de lazer ao ar livre, como caça, pesca, canoagem, fotografia ou desportos aventura.