O vereador do Urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Manuel Salgado, anunciou que a autarquia encontra-se a preparar um relatório sobre o impacto que o turismo tem tido na cidade. Na origem desta análise está o crescimento do número de visitantes que tem sido registado nos últimos anos.
No anúncio deste relatório, feito durante a reunião da Assembleia Municipal de Lisboa, Manuel Salgado afirmou que o turismo na capital “preocupa ou deve preocupar todos” e que, por isso mesmo, têm feito “uma reflexão que é importante em relação à perspectivação do futuro”.
Segundo vereador, os problemas desta natureza que possam existir é derivado a uma “concentração específica (de alojamento turístico) em determinadas áreas da cidade”. Dando o exemplo das zonas de Belém, Parque das Nações, Baixa-Chiado e bairros históricos.
Manuel Salgado salientou a “importância do turismo na criação de emprego e da reabilitação do edificado”, áreas que tiveram um “aumento exponencial nos últimos cinco anos”.
A reunião da Assembleia Municipal serviu também para alguns deputados colocarem algumas questões sobre o anunciado regulamento municipal sobre a actividade dos tuk tuk e sobre o atraso na apresentação do respectivo regulamento. A resposta foi dada pelo vice-presidente da autarquia, Duarte Cordeiro, que explicou que “as decisões serão conhecidas em breve” e que “mais vale um bom regulamento que chegue mais tarde do que um apressado”.
Foto: Anabela Loureiro