O Turismo do Porto e Norte de Portugal anunciou que detém 10 milhões e 300 mil euros para investir promover a região em 2016. Esta medida justifica-se pelo facto da região ocupar os “lugares cimeiros das preferências dos turistas nacionais e espanhóis.
Em comunicado, a Entidade Regional de Turismo informa que aprovou em Assembleia-Geral e por unanimidade, o plano de actividades e orçamento para o ano de 2016. O mesmo tem como objectivos: “qualificar a oferta turística”, “apoiar eventos regionais”, “criar um manual de apoio ao investimento” neste sector, entre outras medidas.
O momento serviu também para se fazer um balanço sobre a evolução que o turismo da região está a ter este ano. A grande conclusão é que o turismo em 2015 tem vindo a aumentar face ao período homólogo de 2014.
A entidade anunciou ainda que ainda no decorrer deste ano vão promover a abertura do Porto Welcome Center, situado no centro da cidade do Porto, e será colocada na estrada a loja interactiva móvel.
No site porto.pt fica-se ainda a saber que a Associação de Turismo do Porto (ATP), a agência responsável pela promoção e comercialização turística desta região junto dos mercados externos, vai lançar uma nova campanha digital exclusivamente divulgada na internet e nas redes sociais.
O objectivo desta campanha é “promover internacionalmente o Porto e Norte como um destino vibrante, autêntico, detentor de uma oferta diversificada capaz de ir ao encontro dos interesses de diferentes tipos de turistas”.
A campanha consiste na realização de um conjunto de vídeos que revelam a “cidade e a região nas suas várias dimensões através de perspectivas únicas e inspiradoras de personalidades, nacionais e internacionais, que estão ligadas a este destino e que partilham a sua visão da região e as suas experiências num discurso pessoal e autêntico”.
Entre os protagonistas destes vídeos contam-se Tiago Brandão Rodrigues, investigador em Cambridge e que ainda hoje mantém uma forte ligação com o Minho, terra onde nasceu; Richard Zimler, reconhecido escritor norte-americano que há 25 anos escolheu o Porto para viver; ou Alma Forrer, cantora francesa que elege o Porto como uma cidade musicalmente inspiradora.
Foto: Turismo do Porto e Norte / Cândido