O secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Murade Murargy, e o secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Taleb Rifai, vão assinar, no dia 2 de Dezembro, na sede da CPLP, em Lisboa, um memorando de entendimento (MdE). O objectivo é promover a concertação de esforços de v´+arias entidades com vista ao desenvolvimento do Turismo.
Em comunicado, a CPLP explica que “este acordo reconhece a importância da cooperação no domínio do turismo entre as duas organizações, dispostas a concertar os seus esforços e trabalhar na realização de metas comuns”. O documento em questão vai contribuir para os objectivos de desenvolvimento do milénio; desenvolver um turismo responsável, sustentável e acessível a todos, com especial atenção aos países em desenvolvimento; e criar maior proximidade entre a CPLP e a OMT.
A assinatura do memorando é a primeira concretização prática do Plano de Acção que saiu da Reunião de Ministros do Turismo da CPLP para 2013-2014. A CPLP recorda que naquela que foi a VII Reunião dos Ministros do Turismo da CPLP, que decorreu em Março deste ano, em Maputo, “foi aprovada uma resolução a recomendar a assinatura deste MdE, uma vez que a OMT é uma agência especializada das Nações Unidas e a organização pública internacional que lidera o sector do turismo, englobando 161 países e territórios e mais de 400 Membros afiliados”.
A cerimónia de assinatura do protocolo vai contar com a presença do secretário executivo da CPLP e do secretário-geral da OMT, assim como de alguns membros de Governo de Estados-membros da CPLP que tutelam este sector, nomeadamente do ministro da hotelaria e Turismo de Angola, Pedro Mutindi, do ministro do Turismo de Moçambique, Carvalho Muária, e do secretário de Estado do Turismo de Portugal Adolfo Mesquita Nunes.