O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, defendeu que a Entidade Regional de Turismo Porto e Norte de Portugal “não promove a cidade do Porto, do ponto de vista turístico”. Por isso mesmo, diz não concordar com a forma como tem procurado fazer promoção e se esta entidade deve continuar a usar o nome Porto.
Em reunião de executivo, a propósito da ausência daquela entidade de turismo no agora criado Conselho Municipal de Economia do Porto ou ‘Casa dos 24’, Rui Rio afirmou que esta “entidade promove um Portugal bucólico que não interessa à imagem da cidade”, lembrando que “o Porto libertou-se de uma visão bucólica que era vista até com algum paternalismo por Lisboa e não queremos regressar a ela”.
Rui Moreira admitiu ainda a possibilidade daquela entidade possa continuar a existir “para promover o fumeiro e o galo de Barcelos, mas isso não interessa ao Porto, pelo que vamos pedir para que retirem a marca Porto da sua designação”.
Em oposição a esta entidade, o autarca elogiou o desempenho da Associação de Turismo do Porto (ATP), pela forma como tem conseguido promover externamente o destino turístico, “como aliás está à vista”.
Recorde-se que a Entidade Regional de Turismo Porto e Norte de Portugal é responsável pela promoção interna do destino turístico, sendo que a ATP é responsável pela promoção externa do mesmo destino, considerado em 2012 e 2014 “Melhor Destino Europeu”.
Entretanto o presidente da Câmara Municipal de Vinhais, Américo Pereira, numa carta dirigida ao autarca do Porto, classificou de “parolice” a alusão do seu homólogo Rui Moreira ao fumeiro na contestação à estratégica de promoção turística do Norte.