A natureza algarvia foi premiada no Festival Internacional de Cinema de Turismo ART&TUR 2015. Os vencedores foram conhecidos em Vila Nova de Gaia, numa cerimónia com a participação de mais de 150 convidados de todo o mundo.
O evento juntou este ano milhares de turistas e algarvios em torno de várias actividades ao ar livre na região.
O melhor filme português do festival na categoria de ‘Turismo Rural e de Natureza’ foi um trabalho da produtora algarvia Margem Produções para a Região de Turismo do Algarve e contou com direçcão e argumento de João Viegas e direção de fotografia e edição de Pedro Matos.
Cada filme inscrito no festival ART&TUR, um dos mais prestigiados a nível mundial, é submetido a vários processos de selecção pelos diferentes membros do júri e é avaliado de forma independente em seis critérios, da temática até à produção.
A 8.ª edição do evento teve a participação recorde de 256 filmes turísticos, competindo em 15 categorias temáticas entre as quais a de ‘Turismo Rural e de Natureza’.
O turismo de natureza é um produto em ascensão na Europa, estimando-se que venha a motivar cerca de 26 milhões de viagens em 2020. O Algarve tem cerca de 40% de área com estatuto de conservação, oferecendo 19 áreas classificadas – cinco protegidas e 14 integradas na Rede Natura 2000. A primeira edição da Algarve Nature Week, entre 11 e 19 de Abril, mostrou a beleza natural do destino a milhares de pessoas que procuraram actividades ao ar livre com descontos especiais. Em 2016, o evento regressará com mais promoções e novas experiências.