No final de 2015, os aeroportos portugueses deverão registar um aumento superior a 10% do número de passageiros. O maior crescimento registou-se nos Açores e em Lisboa.
O presidente do Conselho de Administração da ANA - Aeroportos de Portugal, Jorge Ponce de Leão, em declarações à agência Lusa, revelou que “no ano passado, atingimos 9,5% no conjunto dos aeroportos. Confesso que julgava que seria um número imbatível, mas este ano vamos batê-lo e ficar acima dos 10%, com toda a certeza, para o conjunto dos aeroportos”.
Esta afirmação foi proferida à margem do 27.º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo, a decorrer em Évora. Sendo que Ponce de Leão frisou que este crescimento varia de aeroporto para aeroporto. “Há aeroportos que têm menos, como o de Faro, que praticamente não teve crescimento”, enquanto na Madeira há “um crescimento médio razoável, entre os 5,5 e os 6%”. Já em Lisboa o volume de passageiros está a crescer “acima dos 10%”, enquanto o aeroporto do Porto “está com um crescimento de 16%”. Destaque para os Açores que registou um crescimento acima dos 20% com uma clara influência da entrada das companhias aéreas de low-cost, referindo, Ponde de Leão, que “antes da entrada da operação da Easyjet e da Ryanair já estava a crescer quase 20% só pela mudança de tarifário da Sata”.
Foto: Anabela Loureiro