O presidente da Associação de Hotelaria de Portugal (AHP), Luís Veiga, pediu ao Governo que proceda à regulação do negócio de aluguer de apartamentos. É que na opinião desta associação este aumento pode provocar desequilíbrios no mercado, como, aliás, já acontece em Espanha.
No final do 27.º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo, que decorreu em Évora, o presidente da AHP declarou que “queremos que haja uma revisão do decreto-lei no sentido de regular esta actividade da melhor forma possível”.
Luís Veiga destacou um estudo sobre o alojamento local que foi realizado em Espanha, cujo portfólio é sobretudo de apartamentos em moradias, e cujos dados servem de alerta para o caso de Portugal uma vez que a proporção é de “2,7 camas de apartamentos para 2,4 camas de alojamento turístico”. Segundo este responsável, esta situação “está a perturbar claramente o mercado e a gerar um desequilíbrio enorme”, assim como também tem provocado “uma quebra do gasto médio por turista em Espanha desde 2007”.
Face a este cenário no país vizinho, confessou que os profissionais da hotelaria temem que isso “aconteça em Lisboa e no Porto”, esclarecendo que estão “muito atentos a esse fenómeno”.
Promovido pela AHP, o 27.º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo, que decorreu ao longo de dois dias, juntou quase 500 profissionais do sector.
Foto: Anabela Loureiro