A Câmara Municipal de Lisboa (CML) apostou numa nova plataforma online para dar apoio ao shopping tourism. Neste sentido, o site Lisbon Shopping Destination ganhou uma nova vida.
Segundo o site da autarquia, esta plataforma online passou a estar disponível em vários idiomas: português, português do Brasil, inglês, mandarim e muito em breve passará também a ter uma adaptação integral ao francês. Refira-se que no caso do mandarim, este é o primeiro site completo de apoio ao turismo em Lisboa, totalmente adaptado aos utilizadores chineses.
A câmara avança ainda que será lançada ainda em 2015 uma App gratuita disponível nas diferentes línguas e um anuário de compras impresso e gratuito.
Em parceria com a produtora Café Pessoa, a CML renova o lisbonshopping.pt através de uma fusão deste projecto com o Guia das Melhores Compras em Lisboa, lançado em 2013 para dar apoio aos turistas brasileiros. Desta forma, reforça “a sua aposta no shopping tourism que tem registado um crescimento significativo nos últimos quatro anos, com especial destaque por parte dos turistas brasileiros e chineses, para os quais as compras têm um papel importante na experiência de viagem”, pode ler-se no site.
A mesma fonte revela que “nesta plataforma, turistas e conterrâneos poderão visualizar cerca de 900 referências com texto, fotografia e vídeo, das principais lojas e marcas - nacionais e internacionais, assim como a melhor oferta na área da restauração, cultura, e hotelaria em Lisboa e arredores”. É que a “ideia passa por atrair os turistas através do que Lisboa mantém de único ao nível do comércio de rua, mostrando-lhes também toda a outra restante oferta da cidade”.
Os dados mais recentes do observatório do Turismo de Lisboa revelam que, em 2014, houve um aumento significativo dos turistas chineses, num total de 58.528 visitantes, mais 62% que no ano de 2013. Já no corrente ano, até Junho a mesma fonte regista um aumento de 30% destes visitantes face ao período homólogo de 2014.
Já a empresa Global Blue, líder no mercado português no reembolso do IVA aos turistas extra-comunitários, registou um aumento do consumo por parte do turismo chinês em Lisboa na ordem dos 70% nos últimos doze meses.
Em termos de número total de visitas a grande variação registou-se junto dos turistas franceses, que aumentaram 27% em 2014 e mais 18% até Julho de 2015. Com um total de 162 mil visitantes neste período, estes turistas ultrapassaram os visitantes espanhóis, passando a ocupar o primeiro lugar em Lisboa - um número que deverá contudo estar aquém do número total, já que a estes estudos escapa a franja de turistas utilizadores das plataformas online de alugueres de curta duração.
Foto: Anabela Loureiro