O antigo palácio da fábrica da Vista Alegre, localizado em Ílhavo, Aveiro, foi reconvertido num hotel de cinco estrelas e abriu portas esta semana. Esta intervenção representou um investimento de 13,3 milhões de euros por parte do Grupo Visabeira.
Segundo o site Montebelo Hotels & Resorts, este “empreendimento hoteleiro da Vista Alegre Atlantis - Empreendimentos Turísticos SA, integra o amplo plano de reestruturação do actual Museu, da Capela de Nossa Senhora da Penha de França, do Teatro e do Sítio Industrial da Vista Alegre, enquanto centro cultural, de projecção internacional, vocacionado para o estudo e interpretação da indústria da porcelana”.
O objectivo deste espaço é, segundo a mesma fonte, “promover o reconhecimento do valor universal do património da Vista Alegre enquanto testemunho da cultura industrial da cerâmica e sua significância social, cultural, tecnológica, artística e humana. Neste sentido surgiu a criação do hotel que resulta da transformação do Palácio da Vista Alegre, ao qual se junta uma nova área de edificado”.
O hotel é dotado de 83 quartos incluindo seis suites, sendo que 73 dos quartos encontram-se na nova ala do hotel e os restantes 10 no palácio, além de que uma suite localiza-se na nova ala e cinco suites no palácio. Possui ainda um spa, sauna, banho turco, jacuzzi, piscina interior e exterior para adultos e crianças, salas de reuniões e eventos, restaurante e bar, estacionamento privado.
Nesta unidade hoteleira pode ainda desfrutar-se de vários jardins, ao longo das plataformas nas quais se desenvolve o hotel e um jardim histórico/protegido que pertence ao palácio, e de espaços históricos de visita: museu/fábrica, teatro e bairro operário Vista Alegre.
O Grupo Visabeira refere ainda que, “quando o plano estiver todo concluído, o lugar da Vista Alegre será ainda mais um local de promoção do património cultural, arquitectónico e industrial da região de Aveiro, operando como foco de atracção de turistas internacionais”.