O aeródromo da Penina, em Alvor, no Algarve, vai começar, a partir desta semana, a receber a ligação aérea entre Bragança e Portimão. O trajecto conta com a passagem por Vila Real, Viseu e Cascais.

A notícia foi avançada pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Portimão à agência Lusa: “As obras de adaptação e a criação de uma sala para o embarque de passageiros e controlo de bagagens deverão ficar concluídas” durante a presente semana, o que fará com que o aeródromo fique com todas as condições exigidas pela Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) para integrar a linha aérea”.

Recorde-se que o início da ligação aérea entre Bragança e Portimão era para ter sido iniciada no dia 1 de Junho, mau grado, o contrato de concessão entre o Estado e a empresa vencedora do concurso só acabou por ser assinado a 28 de Setembro, além de que ainda aguarda o visto do TdC. Por isso, Castelão Rodrigues afirmou que “a última informação que temos é que talvez a linha só comece a operar em Janeiro”, acrescentando que as obras não impedem o início dos voos, uma vez que se trata “apenas alterações e adaptações à estrutura existente, não tendo sido criado nada de raiz”.

Segundo o autarca, “foi adaptada uma sala para o embarque dos passageiros e a abertura de duas portas, uma para a saída dos passageiros e outra para a bagagem”, a par do melhoramento do “espaço de acolhimento dos passageiros” e ainda a aquisição de “uma viatura de combate a incêndios, equipada com três agentes - água, espuma e pó químico - e a formação de 21 bombeiros” garantindo o nível de segurança.

Quanto à linha aérea, Castelão Rodrigues frisou que já “no Verão passado várias pessoas questionaram sobre o início da linha aérea”, pelo que será um investimento que, em princípio, terá “retorno”, até porque têm já previsto “actividades de paraquedismo dinamizadas ao longo de todo o ano” e que darão “projecção internacional” a este espaço. Ainda assim, o autarca não deixou de dizer que “se será viável ou não, o tempo o dirá”.

Refira-se que, por decisão autárquica não serão cobradas taxas aeroportuárias ao operador.

O Aeródromo Municipal de Portimão foi erigido em 1971, está inserido na Rede Nacional de Aeródromos, é de classe II e está aberto ao tráfego ligeiro e ultraligeiro durante todo o ano. Só entre 2012 e 2013, este espaço registou em média de 12 mil voos, dos quais fez parte voos de publicidade e fotografia aérea, lançamento de paraquedistas e de instrução e privados de recreio. Na procura internacional dominou sobretudo interessados oriundos de Espanha, França, Alemanha, Holanda, Reino Unido e Suíça. Em 2014 recebeu a renovação da Autoridade Nacional de Aviação Civil válido para os próximos cinco anos.

Foto: Site Aeródromo Municipal de Portimão