As taxas aeroportuárias vão subir no dia 1 de Dezembro de 2015 na ordem dos 5,38% no aeroporto de Lisboa e de 1,90% no aeroporto do Porto. Segundo a ANA - Aeroportos de Portugal, tal fica a dever-se ao crescimento do tráfego acima do previsto.

No documento de decisão da gestora aeroportuária pode ler-se que “o tráfego acumulado à data de 31 de Maio é superior ao previsto em 2014 e as perspectivas de evolução para o Verão IATA indiciam um desempenho no segundo semestre que irá acentuar ainda mais esta tendência”. Por isso, procedeu-se a um ajustamento tarifário com um desvio de 4,6% na Portela e de 9,2% no aeroporto Francisco Sá Carneiro.

Mau grado, a ANA esclarece que este aumento é “apenas uma recuperação parcial” do desvio, correspondente a 36% do desvio apurado em Lisboa e 8,36% no Porto. A mesma fonte revela que “esta decisão tarifária está em linha com o já ocorrido em 2014 e evitará avolumar o valor das taxas não cobradas às companhias aéreas, a recuperar dois anos mais tarde, e promove uma evolução tarifária mais estável das taxas entre 2015 e 2016, ao mesmo tempo que mantém suficiente margem de segurança para absorver, caso ocorra, qualquer abrandamento no ritmo de crescimento de tráfego daqueles aeroportos”.

Refira-se, no entanto, que no dia 1 de Janeiro de 2016 haverá um novo aumento das taxas reguladas nos aeroportos portugueses, que se traduz numa subida média anual de 2,82%, sendo 4,44% em Lisboa, 1,41% no Porto, 0,73% nos Açores e 0,89% em Faro. A excepção é o aeroporto da Madeira cujas taxas vão ter uma redução de 1,02%.

Em termos absolutos, o aumento da receita regulada por passageiro é em média de 27 cêntimos na rede ANA, oscilando entre cinco cêntimos nos Açores e os 46 cêntimos em Lisboa.

Foto: Anabela Loureiro