Durante o mês de Dezembro, a Comissão Vitivinícola Regional de Trás-os-Montes (CVRTM) leva à cidade do Porto um conjunto de produtores de Trás-os-Montes, em acções destinadas a promover as referências vínicas da região junto da restauração e do consumidor final.

#euprovotrasosmontes é o mote para experimentar vários vinhos de diferentes produtores nos restaurantes aderentes: ANTIQVVM, BH Foz, Wish, Clérigos, Arquinho do Castelo, Portobeer e Restaurante Árvore são os sete restaurantes que oferecem um welcome drink transmontano aos clientes a 4 e 5 de Dezembro.

Ao jantar do dia 9, o Restaurante Árvore recria os sabores transmontanos num jantar de harmonização que conjuga um buffet de vinhos com entradas de alheira, linguiça e milhos com costelinhas. Bacalhau com batata a murro e grelos antes de posta à Mirandesa são as propostas para provar Trás-os-Montes com diferentes perfis de vinhos e experiências distintas. À sobremesa, pudim de castanhas encerra a degustação com paladares doces da região.

A pensar nas compras de Natal, a CVRTM associa-se ainda à Companhia Douro e Vouga e disponibiliza produtos da Região de Trás-os-Montes, entre os quais os vinhos são protagonistas, nas lojas do Mar Shopping e do Mindelo – The Style Outlet até 31 de Dezembro e 31 de Janeiro, respectivamente.

A iniciativa, integrada no plano de promoção da Região Vitivinícola traçado para 2015, desenvolve-se a par de uma campanha intitulada #euprovotrasosmontes que, até ao final do ano, levará aos principais centros urbanos algumas acções de prova e divulgação de vinhos e produtos transmontanos.

Para o presidente da CVRTM, “esta é mais uma acção em que a região manifesta a vontade de se dar a conhecer e de chegar a vários canais. Queremos que os vinhos de Trás-os-Montes cheguem à restauração, ao consumidor final. Que figurem entre produtos portugueses com uma expressão vincada de terroir e de carácter. Temos uma região única, vinhos excepcionais e produtores empenhados em reclamar o seu lugar no sector dos vinhos com a expressão que lhes é merecida”, refere Francisco Pavão.

Recorde-se que a CVRTM certifica produtos com Denominação de Origem (DO) Trás-os-Montes e Indicação Geográfica (IG) Transmontano, além de promover a divulgação dos produtos vínicos e de dinamizar a melhoria da qualidade da vinha e dos produtos vínicos com DO e IG, protegendo o património regional que constitui a Denominação de Origem Trás-os-Montes.