Mais de um milhão de pessoas irão passar a noite de fim de ano numa casa anunciada na plataforma da Airbnb, anunciou a plataforma online. Lisboa está entre as dez cidades mais solicitadas da Europa e Paris é o destino europeu mais popular para celebrar a Passagem-de-Ano.
A Airbnb, plataforma online que conecta pessoas que procuram alojamento com outras que dispõem de espaço, anunciou que cerca de um milhão de pessoas passarão a noite de Fim-de-Ano num alojamento disponível na plataforma. Trata-se do número de reservas mais elevado que a empresa registou numa só noite. Viajantes procedentes de 170 países vão hospedar-se em alguma das casas anunciadas na plataforma da Airbnb em 150 países.
Na Europa os hóspedes da Airbnb elegeram Paris como opção número um para passar o Fim-de-Ano, demostrando a inquebrável popularidade da ‘Cidade Luz’. Paris também se encontra na segunda posição a nível mundial nas reservas de Passagem-de-Ano logo atrás de Nova Iorque.
“É incrível ver como o mundo se une para celebrar em casa de outras pessoas o Ano Novo”, afirma Chip Conley, director Global de Hospitalidade da Airbnb. “Seja numa cabana na Floresta Negra alemã ou numa primeira viagem a Cuba, as pessoas estão a cruzar fronteiras para encontrar o melhor lugar para celebrar a chegada de 2016”.
No Ano Novo, os anúncios da Airbnb vão converter-se nos lares de aproximadamente 45.000 pessoas em Paris e 35.000 em Londres, os dois destinos mais solicitados na Europa. Berlim, Barcelona, Amesterdão, Roma, Praga, Budapeste Madrid e Lisboa completam a lista do top 10 dos destinos mais procurados.
Entre os destinos que são tendência para o Ano Novo está o Japão, com três cidades nipónicas no top 10 de destinos que registaram o maior crescimento de reservas em comparação com o ano anterior. Fukuoka encabeça a lista com um crescimento assombroso de 1.287% das reservas, enquanto tanto Osaka como Quioto atingiram um aumento de 678% e 417% respectivamente.
A América Latina é outra região cada vez mais popular na Airbnb, gerando um interesse extraordinário em Cuba. Acapulco, no México, e Guarujá, no Brasil, também registaram um grande crescimento das reservas para o Ano Novo.
As regiões costeiras e os destinos de interior de França e Alemanha também são opções muito populares este ano. Carcassonne e Perpignan, Le Touquet e o Sul da Bretanha em França e a Floresta Negra na Alemanha são as zonas onde o número de reservas registou um aumento considerável.
Fora dos circuitos turísticos habituais, os viajantes procuram na Airbnb uma experiência fora do comum para o Ano Novo. Cerca de 10.500 pessoas desejam escapar do caos e refugiar-se na comodidade de uma cabana no bosque para celebrar este fim-de-ano, enquanto quase 2.000 pessoas sulcarão os mares para celebrar a bordo de um barco.
Cerca de 600 pessoas preferem um Ano Novo principesco e passarão a meia-noite num castelo. Há 90 pessoas que preferem ficar nas suas próprias ilhas privadas, 20 delas num dos lugares mais remotos da terra: Ilha da Páscoa.
Os alojamentos de luxo disponíveis na Airbnb tiveram uma elevada procura este ano, especialmente nos destinos de sol e nos de neve. As reservas mais caras para o Ano Novo têm um custo superior a 4.000 dólares por noite e encontram-se na República Dominicana, São Bartolomeu, Vail e Steamboat Springs, no Colorado.
Foto: Turismo de Lisboa / www.visitlisboa.com