O Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE) anunciou que pretende criar uma escola de hotelaria e turismo. O reitor da universidade, Luís Reto, prevê que esta obra tenha um investimento entre oito e 10 milhões de euros e que não contará com o financiamento do Estado.

Luís Reto, em declarações à agência Lusa, explica: “Há-de ser a primeira vez que uma universidade pública compra o terreno e constrói sem financiamento público”.

O terreno em causa foi adquirido, em 2011, pelo ISCTE à Parpública por 9,2 milhões de euros, valor que será liquidado até ao início de 2016. Este activo será utilizado para a construção de um novo edifício de ensino através da venda de uma parcela do terreno.

Neste terreno, que se localiza junto ao campus do ISCTE-IUL, na Avenida das Forças Armadas, na freguesia de Alvalade, vai ser construída uma unidade hoteleira de quatro ou cinco estrelas e um outro hotel low-cost vocacionado para estudantes, docentes e investigadores.

Ambos os hotéis irão funcionar em articulação com a escola de turismo uma vez que o objectivo é criar “uma escola dedicada ao Hospitality & Tourism Management e à gastronomia de alto nível”, adiantou o reitor. Do mesmo modo vai permitir a formação de executivos, mestrado, doutoramento e investigação nesta área. O responsável do ISCTE frisou ainda que “não vamos construir hotéis, nem gerir hotéis”, o projecto será colocado a concurso público internacional, tendo como permuta construir o edifício escolar que está orçado “entre os oito e 10 milhões de euros”.

Depois da aprovação por parte da autarquia de Lisboa em relação ao pedido de informação prévia apresentado pelo ISCTE para construir os dois hotéis, espera-se que entre Fevereiro e Março do próximo ano o concurso seja lançado. O mesmo, segundo o reitor, tem suscitado o interesse nacional e internacional, pelo que tudo leva a quer que a construção dos edifícios poderá ter início já em 2016.

De acordo com Luís Reto, “Portugal é um dos 20 destinos turísticos do mundo e a ambição é ter uma escola que esteja ao mesmo nível internacional e que atraia também estudantes internacionais nesta área”.

Foto: Site ISCTE-IUL