A Mata do Buçaco ultrapassou, em 2015, os 200 mil visitantes. Este número, de acordo com a fundação que gere o espaço, poderá vir a ser superado em 2016, ano em que deverá ser classificada como Monumento Nacional.
O número de visitantes registados nos últimos anos tem vindo a crescer, fruto da gestão integrada do património florestal, histórico, cultural, religioso e militar da Mata Nacional do Buçaco que aguarda o reconhecimento como Monumento Nacional e ainda Património Mundial pela UNESCO.
Em declarações à agência Lusa, um dos responsáveis das relações externas da Fundação Mata do Buçaco (FMB), revela que este espaço tem sido muito procurado por visitantes estrangeiros, sobretudo franceses, russos, ingleses e nórdicos: “Uns chegam por causa das belezas naturais, outros pelos vestígios históricos e culturais, e alguns até por motivos religiosos”.
No que se refere às motivações religiosas, o destaque vai para os visitantes oriundos de Israel que aumentaram significativamente em 2015. Tal prende-se com o facto de a Mata do Buçaco ser “o único local do Mundo que tem uma Via-Sacra à escala de Jerusalém e acreditamos que isso tem sido decisivo para aumentar os visitantes oriundos dessa parte do mundo”, esclarece o interlocutor.
Refira-se também que uma fatia importante dos visitantes escolhe este espaço pela História que encerra, em particular das três invasões napoleónicas a Portugal. Por isso mesmo, em 2016, a FMB vai recriar na mata os tempos da batalha, organizando no dia do feriado municipal da Mealhada (5 de Maio) um espetáculo nocturno que contará com animação da companhia de teatro Viv'Arte, de Oliveira do Bairro.
No próximo ano vai ainda decorrer nas matas do Buçaco a gravação de uma longa-metragem sobre a vida de Estaline, que conta com a participação do conhecido actor francês Gerard Depardieu sob a direcção de Fanny Ardant e produção do português Paulo Branco. O representante da FMB acredita que “depois da estreia do filme aumente muito o número de visitantes europeus, sobretudo franceses”.
A tendência para o crescimento de visitantes na Mata do Buçaco é para continuar e tudo indica que, em 2016, a fasquia dos 200 mil visitantes será superada.
Foto: FMB - Facebook