Esta e outras questões serão respondidas no 4º Congresso da APECATE alusivo ao tema ‘Captar negócio – Estratégias e Problemas”. O evento vai decorrer nos dias 29 e 30 de Janeiro, no Montebelo Vista Alegre Hotel, em Ílhavo, e vai contar com ilustres oradores do sector.
De acordo com a Associação Portuguesa de Empresas de Congressos Animação Turística e Eventos (APECATE), “já todos sabemos o que nos distingue e nos diferencia, as apostas que devemos fazer nas nossas singularidades, os produtos únicos que podemos oferecer em ligação com os nossos territórios. Mas alguma coisa está a falhar”.
Por isso deixa algumas, entre várias, perguntas no ar: “O que nos impede, de facto, de captar mais e melhores negócios?”, “Trata-se apenas de um problema de promoção?”, “Estamos a aproveitar bem todas as oportunidades de negócio?”…
É sobre estas e outras questões, de grande pertinência para os sectores de actividade ligados ao turismo, que o 4º Congresso da APECATE irá debruçar-se.
A associação revela também que o grande objectivo desta iniciativa é propôr aos congressistas uma reflexão sobre como captar mais e melhores negócios para Portugal, tanto nas áreas da organização de congressos e eventos como da animação turística (turismo de ar livre e turismo cultural); por isso, os oradores/empresários escolhidos para dar o mote no Painel 1 – Alexandre Relvas, David Casalod e Luísa Ahrens Teixeira - irão, fundamentalmente, partilhar estratégias e ferramentas na óptica da internacionalização das empresas.
Como pano de fundo das suas intervenções, estará sempre a complexidade da promoção e competição no mercado globalizado da era digital e os desafios que esta realidade coloca aos agentes económicos num país como Portugal.
A última intervenção neste painel, a cargo de João Cotrim Figueiredo, versará a relação e funções do público e do privado na captação de negócio no sector turístico, assim como a forma como o Turismo de Portugal IP tem entendido e operacionalizado a promoção no mercado externo da imagem de Portugal nestas três áreas de actividade.
O moderador deste primeiro painel será Nicolau Santos, economista e director-adjunto do semanário Expresso.
Refira-se ainda que a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, já confirmou a sua presença neste 4º Congresso da APECATE.