O Instituto Nacional de Estatística (INE) revelou que existiu um crescimento do turismo no Centro do País, em 2015. Para tal muito contribuiu o aumento do número de visitante e a subida da taxa de ocupação nos hotéis da região que se traduziram em números recorde.
Pela primeira vez, segundo o INE, o número de dormidas totais nos hotéis sob a égide da Entidade Regional Turismo Centro Portugal ultrapassou os quatro milhões. Com efeito, entre Janeiro e Outubro de 2015, verificou-se um aumento de cerca de 11% em relação ao período homólogo de 2014.
No mesmo período observou-se um aumento do número de hóspedes totais na região, nacionais e estrangeiros, na ordem dos 14,10% e também um aumento dos proveitos dos operadores turísticos em 16,20%.
Os dados avançados revelam ainda que o número de turistas atendidos nos postos de turismo locais aumentou 23,28%, sendo que foi o posto de Turismo de Aveiro que registou a subida recorde de mais de 42%.
O presidente da Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, em declarações à agência Lusa, afirmou que “2015 foi um ano economicamente muito positivo” uma vez que “a Turismo Centro Portugal e a Região Centro cresceram em todos os indicadores”, nomeadamente nas “dormidas, na taxa de ocupação, nos proveitos”.
Pedro Machado salientou ainda que estes indicadores vieram “consolidar aquilo que nós próprios trabalhámos” e que, em parte, foram fruto da “estratégia nacional de turismo lançada em 2013”, das campanhas de sucesso ao nível da promoção da região, do ‘rebranding’ da marca Turismo Centro e de uma presença mais forte nos meios de comunicação social nacionais e estrangeiros.
O interlocutor explicou que “o mercado interno voltou a crescer e houve uma aposta forte também no mercado externo, em particular dos nossos mercados principais, o mercado espanhol e o mercado francês, e um acréscimo muito significativo do mercado brasileiro”. Além disso, “em comparação com 2014, estamos a falar em taxas de crescimento de dois dígitos, superiores em 14% no período homólogo de 2014 com 2015, uma tendência que continua neste momento a registar-se e que esperamos que se mantenha em 2016”.
Para o presidente da Turismo Centro 2015 foi o “ano de consolidação” deste destino turístico.
Foto: Anabela Loureiro