Os dados avançados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que o turismo da Região do Porto e Norte teve um grande crescimento turístico nos mercados externos. Face a esta evolução, a Associação de Turismo do Porto (ATP) pretende incrementar um orçamento de cerca de 4,7 milhões de euros de forma a manter esta tendência.

Entre Janeiro e Novembro de 2015, segundo o INE, verificou-se um total de mais de três milhões de dormidas de turistas internacionais neste destino turístico, correspondendo a um crescimento de 16,7% face ao período homólogo de 2014. Neste período registaram-se também 3.086.200 dormidas de estrangeiros, ou seja, mais 442.100 do que em igual período do ano anterior. Espanha, França e Brasil lideram os mercados emissores para este destino português.

O presidente da associação, Rui Moreira, explica que “estes números materializam e são fruto do esforço que a ATP tem vindo a fazer, em conjunto com os seus associados, no sentido de trabalhar, de forma contínua, para o incremento turístico do Porto e Norte, procurando, de uma forma sustentada, qualificar o turismo, aumentar a procura, alcançar notoriedade e o reconhecimento internacionais, vectores de que presentemente já beneficiamos”.

O plano de actividades para 2016 da ATP vai contar com um orçamento de 4,7 milhões de euros, traduzindo-se num aumento de cerca de 2,7 milhões de euros em dois anos. Este valor financeiro vai permitir ao destino Porto e Norte, de acordo com Rui Moreira,  “continuar a trilhar o seu caminho de sucesso e fortalecer, de forma sólida, consistente e sustentável, o posicionamento deste destino”.

Foto: Turismo Porto e Norte