Quando as obras de requalificação do edifício ‘A Brasileira’, no Porto, terminarem vai nascer um hotel de quatro estrelas que deverá abrir portas em 2017. Apesar desta mudança, vai manter os emblemáticos espaços do café e restaurante.

O projecto de requalificação é da responsabilidade do gabinete do arquitecto Ginestal Machado, sendo que as especiarias da época dos Descobrimentos vão servir de mote a esta unidade hoteleira que será composta por 80 quartos, spa, ginásio, terraço interior com jardim vertical, wine bar e salas de conferências.

Na apresentação do novo hotel, o proprietário do edifício e antigo futebolista e seleccionador nacional António Oliveira, revelou que as obras deverão começar no “Outono” próximo e que será o próprio a “assumir a obra”, apesar de avançar que eventualmente poderá contar também com o apoio da banca, de linhas de crédito para a reabilitação urbana (Jessica) e com fundos europeus no âmbito do Quadro Comunitário de Apoio 2020.

Presente no evento esteve o vereador do Urbanismo da Câmara Municipal do Porto, Correia Fernandes, que além de avançar que o projecto se encontrar “em fase de apreciação”, adiantou também que ao edifício datado de 1903 poderá ser acrescido mais um piso.