A Turismo do Alentejo / Ribatejo debate, no dia 17 de Fevereiro, em Odemira e Beja, com os agentes públicos e privados a proposta de execução do Plano Estratégico para o Desenvolvimento do Turismo Náutico no território.
A referida proposta foi elaborada com base nos resultados da consulta a vários agentes do sector público com responsabilidade na gestão do território - nomeadamente CCDR’s; ICNF; Capitanias dos Portos de Setúbal, Sines e Vila Real de Santo António; Agência Portuguesa do Ambiente; EDIA e municípios -, e do levantamento efectuado no território junto dos empresários que operam na referida actividade turística.
O Plano Estratégico que a Entidade Regional de Turismo pretende operacionalizar tem especial enfoque nas linhas de água interiores e nos principais eixos fluviais - entre os quais o Tejo e o Guadiana -, no Alentejo Litoral e no Grande lago Alqueva e visa estruturar, dinamizar e promover o Turismo Náutico no Alentejo e Ribatejo.
Facultar aos players públicos e privados uma ferramenta que congrega uma estratégia comum em torno dos mais variados interesses e objectivos é também o propósito do Plano Estratégico para o Desenvolvimento do Turismo Náutico cuja análise da proposta conta também com a participação de representantes das empresas de animação turística e das unidades de alojamento.
Recorde-se que o referido plano já foi debatido nos concelhos de Salvaterra de Magos, Portalegre e Reguengos de Monsaraz.
Foto: Anabela Loureiro