É já a partir de 1 de Janeiro que a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, no Algarve, vai passar a cobrar a taxa turística municipal. O acordo foi celebrado entre a autarquia e os hoteleiros do concelho.
O anúncio foi feito pelo próprio presidente Luís Gomes durante a cerimónia de assinatura do memorando de entendimento para a criação do Conselho Estratégico Municipal Turístico. Esta vai ser a entidade, aprovada em sede municipal, que vai monitorizar a aplicação das verbas cobradas de um euro e que integra também agentes imobiliários do concelho.
Recorde-se que a taxa turística municipal esteve para entrar em vigor no período antes deste Verão, mas os hoteleiros solicitaram junto da autarquia o adiamento desta decisão. O director do Hotel Vasco da Gama e porta-voz das outras unidades nas conversações com a autarquia, Carlos Viegas, explicou que este adiamento prendeu-se com o facto de o início da cobrança desta taxa ir ser realizada a meio do ano o que iria gerar complicações a nível contabilístico e das reservas concretizadas.
Foto: Anabela Loureiro