Realiza-se no próximo dia 14 de Junho, às 11h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, a assinatura da Carta de Compromisso – Projeto Umayyad que visa a valorização e dinamização da Rota Omíada, que percorre o legado da dinastia árabe omíada na cultura e no património de várias regiões mediterrânicas, nomeadamente no Algarve.

A sessão contará com a presença do presidente da Região de Turismo do Algarve, Desidério Silva, do presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vítor Manuel Martins Guerreiro, e da directora regional da Cultura, Alexandra Gonçalves.

A presença da dinastia omíada fez-se sentir por mais de três séculos (711 a 1031) no Algarve. No município de São Brás de Alportel encontram-se vários marcos patrimoniais da herança árabe, nomeadamente a nora na Mesquita e a doçaria local, que privilegia ingredientes como o mel, o açúcar, as amêndoas e as nozes.

A Rota Omíada é liderada pela fundação El Legado Andalusí e financiada pelo programa European Neighborhood and Partnership Instrument (ENPI), no âmbito dos projectos de cooperação transfronteiriça na área do Mediterrâneo.

Foto: Algarve Tourist Board / umayyad