A ibis apresentou oficialmente a sua recente remodelação da unidade de Vila Nova de Gaia, com isso, conforme Laura Alves, Brand Marketing Manager ibis Portugal, afirmou, “tem vindo a revolucionar as economy brands”. ‘Revolução’ esta que passa também por parcerias com a comunidade local e a oferta de espaços e serviços ‘out-of-the-box’.
O ibis Porto Gaia, em Vila Nova de Gaia, foi recentemente remodelado e idealizado para todos aqueles que querem dormir uma (ou mais) noite tranquila numa cama confortável, pagar um preço baixo pelo alojamento e ainda assim ter direito a um quarto moderno com design de autoria do atelier Archange (Filipe Avanzi). As cores quentes utilizadas na decoração fazem sentir bem quem por lá passa e as novas tecnologias, nomeademente o free wi-fi, criam no cliente aquilo que Laura Alves designou por “extra-smile” e que permite “obter uma relação mais próxima com o cliente”.
E uma relação também mais livre, já que a mobilidade dos clientes no hotel é uma realidade. A título de exemplo basta referir que assim que se entra no hotel circula-se facilmente entre as áreas da recepção, de estar ou de refeições. E aqui faça-se uma ressalva para o conceito ‘ibis Kitchen’, onde os clientes podem preparar o seu pequeno-almoço conforme desejar a partir das 4h00 às 12h00, ter acesso a refeições ligeiras 24 sobre 24 horas e ainda a produtos naturais onde não faltam as cerâmicas de Rafael Bordalo Pinheiro (Caldas da Rainha) ou as sarapilheiras.
Esta cumplicidade com os clientes sente-se em cada metro quadrado da unidade hoteleira. Só para se ter uma noção na ‘Sweet Bed by ibis’, a cama foi estudada ao mais ínfimo pormenor com o intuito de promover aos seus clientes uma boa noite de sono.
Mas esta cumplicidade extravasa as paredes do hotel e estende-se à comunidade local que, de acordo com André Cavrois, director de Operações ibis Portugal, tem tido um “impacto positivo”. No hotel é possível encontrar ervas aromáticas ou chás que provêem da quinta do Cantinho das Aromáticas mas o ideal é mesmo visitar este espaço para descobrir o que de melhor e mais natural a Natureza nos pode dar. Outra parceria que este hotel tem é com a empresa local MUNDANO, que além de ser um atelier de arquitectura de interiores e loja de objectos de design contemporâneo também promove workshops holísticos, de saúde e bem-estar. Divertido e muito educativo é, por exemplo, fazer com as próprias mãos uma tradicional Broa de Avintes só com ingredientes naturais.
André Cavrois faz ainda a ressalva para o facto desta marca hoteleira ter a “preocupação em ter uma hotelaria sustentável”, nomeadamente através do programa Planet 21 no qual o grupo Accor assumiu 21 compromissos dentro de sete grandes temáticas: saúde, natureza, carbono, inovação, desenvolvimento local, emprego e diálogo. E dá exemplos: “as cascas de laranja dos sumos são reutilizadas para fazer marmelada”, “book a room plant a tree” (reserve um quarto plante uma árvore), “ energias renováveis”, entre outras. Aliás, em 2004, a Ibis tornou-se a primeira cadeia mundial a aderir ao processo de certificação ambiental ISO 14001, sendo que 560 hotéis em 30 países já estão certificados de acordo com a ISO 14001.
Das novidades avançadas por Laura Alves está o “lançamento do conceito ibis Styles em Portugal”, embora advirta que “ainda não está totalmente fechado”. De acordo com André Cavrois, surgirá na Avenida da Liberdade, em Lisboa, e deverá abrir portas “no final da época alta/Outono”.
Recorde-se que a ibis é a marca económica do Grupo Accor e possui actualmente cerca de 1.000 hotéis distribuídos por 59 países e 76.000 quartos. De acordo com a marca, a rede encontra-se a inaugurar mais de um hotel por semana, tendo, nos primeiros nove meses de 2013, aberto 70 hotéis. O objectivo é chegar às 300 inaugurações, perfazendo um total de 40.000 quartos até 2017.