O lançamento nacional da campanha de turismo interno ‘Ponha Portugal no mapa’ decorreu no Funchal. A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, explicou não só como vai decorrer esta iniciativa, como também afirmou que a imagem turística da Madeira não foi afectada pelos incêndios do passado mês de Agosto.
A campanha nacional de turismo interno ‘Ponha Portugal no mapa’ foi lançada na Madeira e, de acordo com a secretária de Estado, esta escolha ficou a dever-se a um dos compromissos assumidos pelo primeiro-ministro, António Costa, quando visitou a ilha no sentido de “ajudar a reposicionar e rapidamente responder à imagem que os incêndios poderiam ter trazido para a Madeira e no sentido de mostrar que a actividade turística está normalizada e bastante tranquila neste momento”.
Ana Mendes Godinho referiu que teve “a oportunidade de verificar que os números também aqui da actividade turística na Madeira também estão a correr bem” e que “não houve qualquer perturbação do mercado”. Acrescentando que o mesmo se passa a nível internacional, já que “na semana passada, na Alemanha, tive a oportunidade de reparar com os operadores: a situação e imagem da Madeira não sofreu internacionalmente”.
No que diz respeito ao “turismo interno”, a secretária de Estado defendeu que “pode desempenhar um papel importante na Madeira em termos de crescimento” mas, para o efeito, é “essencial criar mecanismos que permitam a proximidade entre todas as regiões - continente e ilhas - promovendo também a coesão territorial do País”.
A governante esclareceu igualmente que a campanha ‘Ponha Portugal no mapa’ é um “convite para que (todos os portugueses) façam vídeos sobre todos os recantos que queiram mostrar do seu Portugal para mostrar ao mundo”, os quais, numa segunda fase, serão seleccionados para criar um “filme institucional de Portugal, para ser o filme promocional de venda do País”.
O presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, também presente neste evento, afirmou que esta campanha tem um carácter “único e inovador”, acreditando que “vai despertar a curiosidade de muitos países e pessoas de fora de Portugal”. Luís Araújo explicou ainda que o objectivo desta campanha “é criar o primeiro vídeo-mapa de Portugal, mostrar o País através de vídeos feitos pelas pessoas”, pelo considera que esta “é uma experiência única, que nunca foi experimentada e temos a certeza de que vai ser um êxito seguro”.
O primeiro tema lançado no âmbito desta campanha é o “mar” e o download dos vídeos até 20 segundos deverá ser feito através da plataforma ‘ponhaportugalnomapa.pt’, criada pela empresa portuguesa glymt.com. Os vídeos que forem sendo colocados na plataforma sobre as diferentes regiões do País poderão, numa fase posterior, ser visionados por todos.
Foto: Anabela Loureiro