O projecto Almenara foi apresentado na sala Oval do Castelo de S. Jorge, em Lisboa, pelas autarquias de Lisboa e Palmela. Esta parceria de oferta conjunta visa promover o fluxo de turismo entre ambas as regiões e, de acordo com o presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Fernando Medina, assenta na diversidade.
O projecto Almenara, como a autarquia de Lisboa explica, “pretende dar continuidade e aproximar as duas margens do Tejo, oferecendo aos portugueses e ao turismo da cidade uma oportunidade de descoberta e de fruição através de um programa cultural conjunto”.
Os dois directores artísticos do projecto são Jorge Gomes Ribeiro, da Companhia da Esquina, e João Brites, do Grupo de Teatro O Bando, que apresentaram as grandes linhas dramatúrgicas que orientam o projecto artístico e teatral que dia 17 de Setembro irá assinalar o Ritual Almenara.
Para Álvaro Manuel Amaro, presidente da Câmara Municipal de Palmela, este projecto é “já a terceira travessia do Tejo. Num plano simbólico e cultural, procuramos alargar o conceito de região e de Lisboa aos municípios que a envolvem, sendo esta uma oportunidade de promover o nosso espaço comum e valorização do fluxo turístico, que Lisboa acolhe como destino turístico de excelência”. Para o autarca de Palmela “faz todo o sentido as duas margens estejam unidas pelas pessoas que as habitam”.
Fernando Medina salientou que, “face ao fluxo de turistas que temos vindo a sentir, é fundamental saber alargar e diversificar. Se há uns tempos havia uma certa rivalidade entre regiões, hoje o modelo é o de oferecer diversidade e promover ofertas complementares, alargando os vários pontos de atração, seja no interior da cidade, seja nas regiões envolventes através de estratégias de articulação de que o presente projeto é exemplo”. O autarca da capital defendeu ainda que “a valorização de um dos nossos principais activos que é a nossa história e cultura. A nossa cultura é um dos pontos de afirmação e de orgulho que devemos dar a conhecer a todos aqueles que nos visitam”.
Foto: By fulviusbsas - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1118681