Assume-se como uma empresa portuguesa especializada em experiências educativas no estrangeiro. Agora pretende ir mais além. A VidaEdu lançou um novo programa turístico em que proporciona um ano sabático para viajar e estudar ou viajar e trabalhar.
No seu site, a empresa portuguesa explica que o programa ‘Gap Year’ ou ‘Ano Sabático’ (em português) corresponde a “um período, que não tem de ser necessariamente um ano, em que se parte à aventura, se deixa o que é familiar e se procura sair da zona de conforto. Uns procuram fazê-lo a estudar, outros a trabalhar, outros em ações de voluntariado e outros juntando as todas as coisas”. A ideia de ano sabático é, pois, promover o “crescimento pessoal, um período educativo, fora do País”.
Em comunicado, o director-geral da VidaEdu, Paulo Martins, explicou que “o programa ‘Ano Sabático’, com o lema ‘tu és do tamanho do mundo que conheces’, pretende colmatar a inexistência no nosso País de oportunidades diferenciadoras não só para os jovens, de todos os anos de escolaridade, como também para pessoas que queiram fazer uma pausa na carreira e partir à aventura com a garantia de que viajam com tudo confirmado e em segurança”.
Neste sentido, de forma a assegurar as diversas despesas durante a viagem, os jovens “terão ao seu dispor programas com remuneração como cuidar de crianças, trabalhar na hotelaria, restauração ou agricultura”.
Há ainda a oportunidade de “fazer uma pausa para aprender diferentes idiomas nos países de origem ou planear um ano de voluntariado em continentes como África, Ásia e América Latina”.