A BlueShift tem actualmente sob gestão um portfólio diversificado de oito unidades hoteleiras com um total de 650 quartos. Lançada apenas em Setembro, a área de consultoria entregou já o primeiro projecto e tem diversos trabalhos em curso ou em pipeline, para clientes de perfil diversificado.
Actualmente gere um portfólio que inclui desde grandes hotéis até hotéis boutique de perfil histórico, urbano ou rural, todos activos reconhecidos no mercado, e alguns geridos sob marca internacional.
A BlueShift apresenta-se ao mercado como uma solução 360⁰ para investidores e operadores do sector hoteleiro. O portfólio de serviços vai desde a consultoria à gestão integrada ou de áreas específicas de um hotel, estendendo-se ainda ao asset management para investidores não hoteleiros.Esta empresa posiciona-se no mercado como agente activo no ganho de competitividade do sector, apoiando investidores e operadores hoteleiros na abordagem aos desafios e oportunidades gerados num sector em forte dinâmica de transformação. A assinatura ‘Achievers Make the Change’ evidencia a promessa de transformação e entrega de resultados, através de uma equipa de especialistas com uma consolidada experiência nas várias disciplinas da estratégia e gestão hoteleira, e track record indiscutível de entrega de resultados.
De acordo com a empresa, a indústria hoteleira está em profunda mudança. Seja por via de um consumidor cada vez mais exigente e poderoso, de um sistema de distribuição mais complexo e em constante mutação, ou do impacto da tecnologia na relação entre o hotel e o hóspede. Defendendo que o desafio para as organizações hoteleiras é enorme, obrigando a uma reavaliação permanente de estratégias e formas de organização, sem perder o foco na gestão corrente.
A BlueShift assenta numa organização por ‘Achievement Centers’, liderados por especialistas com elevada experiência e competência em cada área do negócio, como Rooms Operations, F&B Operations, Revenue Management, Sales Management ou Finance and Control, num total de nove unidades especializadas.
Além deste expertise sem paralelo no mercado, a abordagem da BlueShift define-se também por uma atitude de desafio e inovação, a nível estratégico e operacional, e pela capacidade de fazer acontecer no terreno, através do apoio e capacitação das equipas.
Nos hotéis sob gestão integrada BlueShift, um director destacado pela BlueShift gere a operação de forma autónoma, liderando a equipa do cliente, e trazendo o apoio dos
‘Achievement Centers’ sempre que necessário. Noutros casos, a intervenção da empresa ocorre numa área específica e confinada, como a gestão comercial e de marketing ou o revenue management.
No caso dos projectos de consultoria, é destacado um project manager e montada uma equipa, que combina consultores dedicados e responsáveis dos ‘Achievement Centers’ relevantes. O perfil dos projectos é variado, podendo ir desde um estudo de mercado, desenvolvimento de conceito e análise de viabilidade económica de uma nova unidade, até à optimização operacional de uma determinada área funcional ou outlet.
A missão da BlueShift envolve também a captação activa de talento para o sector, através de uma relação de proximidade e parceria com as melhores escolas de gestão, como a Nova SBE e a Católica Lisbon, entre outras, o que permite identificar e atrair estudantes com elevado potencial para integrarem projetos da BlueShift ou as organizações clientes.
Refira-se ainda que ao fundador e CEO da BlueShift, Francisco Nogueira de Sousa, gestor de topo com uma longa experiência em marcas internacionais, junta-se agora, como Partner e Head of Devolopment and Consulting, Filipe Santiago, executivo com longo ‘track record’ na hotelaria, banca e consultoria de alta direcção.