O presidente da direcção da região de Turismo do Algarve (RTA), Desidério Silva, afirmou que, este ano, existiram “mais dormidas, hóspedes e proveitos, mais passageiros e mais voltas de golfe no Algarve”. Pelo que faz “um balanço muito positivo do ano no principal destino turístico do País”.

Como Desidério Silva salienta: “A frase não é nova e tem-se repetido desde que tomei posse como presidente da Região de Turismo do Algarve. E o ano de 2016 não vai ser excepção”.

Como diz, em comunicado, “ano após ano, tenho tido o grande privilégio de anunciar resultados positivos no turismo algarvio”. Lembrando que “ainda há três anos, em 2013, a novidade era que o destino tinha superado os 600 milhões de euros em receitas hoteleiras e que registava 14,8 milhões de dormidas. Um ano mais tarde, em 2014, o Algarve atingia novos recordes nos proveitos totais da hotelaria regional e nas dormidas. Passado um ano, todos os indicadores deixavam antever que o turismo algarvio iria alcançar os melhores resultados de sempre em 2015”.

Acrescentando que “não era tudo”. Não é tudo porque, entre Janeiro e Outubro de 2016, os hotéis do Algarve registam já mais dormidas (17 milhões) e proveitos (863 milhões de euros) do que em todo o ano anterior – “os tais que tinham sido os melhores resultados de sempre na região”.

De acordo com o presidente da RTA, este cenário foi possível “graças ao envolvimento de todos os parceiros sem excepção”. Pelo que tece agradecimentos às diversas entidades, “pela estima e consideração, que me enche de orgulhoso em ser presidente da Região de Turismo do Algarve”, conclui.

Foto: Hélio Ramos