A linha de apoio à valorização turística do interior, que se destina a apoiar o desenvolvimento dos projectos turísticos previstos no Programa Nacional para a Coesão Territorial, vai contar o apoio de 10 milhões de euros e já foi publicada no Diário da República.

De acordo com fonte governamental, serão abrangidos por esta linha projectos que promovam a valorização do património e dos recursos endógenos das regiões e a diversificação da oferta nomeadamente de passeios de bicicleta e caminhadas (cycling & walking), turismo de natureza, turismo equestre, revitalização das termas e dinamização turística das aldeias.

Estão ainda incluídas iniciativas que visem a estruturação de programas de visitas turísticas no interior e o desenvolvimento de calendários de eventos com potencial turístico e com impacto internacional.

O regulamento da Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior prevê que o financiamento de projectos de entidades públicas e privadas ascende a 90% do valor das despesas elegíveis.

Os projectos e iniciativas de empresas têm como limite máximo de apoio 150 mil euros, enquanto as entidades públicas e privadas sem fins lucrativos podem candidatar projectos com apoio até 400 mil euros.

O prazo de candidaturas para a Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior começa no dia 2 de Janeiro e estará em vigor durante o ano de 2017.