Em Março deste ano vai ser inaugurado o Hostel da Pia do Urso, no município da Batalha. Será uma unidade temática que representa um investimento de 305 mil euros.

A autarquia divulgou, em nota de imprensa, que o Hostel da Pia do Urso é “um projecto de iniciativa municipal” que tem por objectivo promover o “empreendedorismo num sector estratégico como é o turismo da natureza associado ao Ecoparque da Aldeia da Pia do Urso e ao Centro de BTT da Batalha”.

Promovido pelo município da Batalha, este hostel foi traçado pela arquitecta Joana Marcelino e possui “um conceito inovador” que faz a ligação ao Ecoparque da Aldeia da Pia do Urso, ao Centro de BTT da Batalha e à antiga escola primária “que está na base deste projecto turístico”.

Ao todo vai dispôr de quartos para 32 hóspedes, duas suítes, além de zonas sociais e instalações de apoio de qualidade.

O presidente da Câmara Municipal da Batalha, Paulo Batista dos Santos, citado no comunicado, refere que “qualificar a oferta turística e ampliar as condições de alojamento na zona da Aldeia da Pia do Urso, foram preocupações chave para a realização deste projecto, que pretendemos inovador no domínio do design e também ao nível da sustentabilidade ambiental do hostel.

Não é pois de estranhar que este empreendimento turístico esteja a suscitar grande interesse por parte dos operadores turísticos, não só pelo seu conceito e envolvente ambiental, mas também devido à proximidade com outros pontos de interesse turístico, nomeadamente o Mosteiro da Batalha, as grutas da Moeda ou o Santuário de Fátima.

Paulo Batista dos Santos remata dizendo que o Hostel da Pia do Urso é “um projecto inclusivo e que irá privilegiar todos aqueles que são amantes da Natureza”.