O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, no final da reunião do executivo que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, mostrou-se optimista com o “crescimento turístico sustentado” que o concelho teve. A boa estratégia turística é para continuar e deverá direccionar-se agora para o mercado da Ásia.
De acordo com a notícia avançada no site da Câmara Municipal de Braga, “nos últimos três anos, a Cidade de Braga tem vindo a posicionar-se como um destino turístico de excelência”, o que é comprovado pelos mais recentes dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE): subida de 34% no número de hóspedes no concelho, crescimento de 41% nas dormidas e aumento de 25% no número de camas disponíveis. A estes valores acresce os da autarquia que dão conta do acréscimo de 400 mil dormidas, entre os anos de 2013 e 2015, na cidade bracarense.
Perante este cenário, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, considera que se trata de um “crescimento turístico sustentado” que foi alcançado graças à consolidação de mercados tradicionais, como o europeu, e da abertura crescente a novos mercados, como o americano e asiático.
Ricardo Rio referiu que “a capacidade média subiu cerca de 8% na hotelaria e registou-se um aumento de 2.700 euros por ano no valor dos proveitos por aposento, uma subida significativa que serve de estímulo aos agentes económicos locais, que são os que mais benefício têm tirado deste fenómeno turístico que Braga está a registar”. A esta realidade junta-se ainda o contributo dado pelo Parque de Campismo de Braga que, em 2016, voltou a atingir números recordes, registando um aumento do número de campistas, de dormidas e da receita.
Na reunião de câmara, o presidente da autarquia local defendeu que a aposta deve continuar ao nível da promoção turística, quer enquadrada em iniciativas conjuntas de âmbito regional e nacional, quer, por exemplo, através do contacto com o corpo diplomático que tem permitido chegar a muitos operadores e a captar cada vez mais turistas. Para o efeito, Ricardo Rio avançou que a edilidade está “a finalizar contactos com os responsáveis da cidade chinesa de Shenyang, no Norte da China, para formalizar um acordo de parceria e de geminação onde a dimensão turística terá um papel relevante no sentido de começarmos a receber cada vez mais turistas daquele país”.
Foto: CMB