“O turismo doméstico estabilizou” mas “há um claro crescimento do mercado internacional”, afirmou o secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes.

Segundo declarações de Adolfo Mesquita Nunes, durante a FITUR, em Madrid, “o crescimento que tivemos no turismo vem demonstrar que o setor mantém a sua competitividade e foi vencendo os obstáculos que lhe foram sendo colocados”. Acrescentando que “até novembro temos um crescimento de 8%, que é o dobro do de Espanha, e acima da média europeia”. Apesar de ainda não haver dados relativos a dezembro, Adolfo Mesquita Nunes referiu que este foi um mês “muito relevante”.

Afirmando que “o debate sobre o IVA na restauração está encerrado”, o secretário de Estado ressalvou que este “é um dos desafios ao sector”. Como avançou, “os proveitos da hotelaria cresceram 5% em 2013, o que demonstra uma inversão na tendência de queda. É preciso que estes proveitos continuem a crescer mais. Temos consciência de que a hotelaria precisa de ter proveitos superiores”.

Adolfo Mesquita Nunes referiu também que, para 2014, “as perspectivas são de continuar a rota de crescimento, apostando nos indicadores da Organização Mundial de Turismo revelados esta semana, que demonstram que a Europa é um dos maiores beneficiários dos fluxos turísticos mundiais”. Por isso, considera que “Portugal deve aproveitar este fenómeno”.

Portal do Governo

Foto: Câmara Municipal do Porto